
A expedição para a Laguna Cejar é uma das mais famosas entre as atrações de San Pedro. É praticamente um cartão postal do local a flutuação na Laguna Cejar, desejada por 10 entre 10 turistas que visitam o Atacama.
O motivo disso é a alta concentração de sal que compõe a água das lagoas da região, que chega até 40%. Dessa forma é possível boiar com extrema facilidade, numa experiência similar a do Mar Morto.
O que a maior parte dos viajantes não sabe é que a excursão não se resume a possibilidade de flutuar com uma paisagem incrível ao fundo, na qual se destaca a presença marcante do vulcão Licancabur entre diversos tons de cores para embelezar ainda mais o fim de tarde.
É hora de você descobrir que pode se surpreender demais com essa expedição!
Leia também:
- Roteiro de 6 dias no Atacama
- Expedição ao Valle de la Luna
- Termas de Puritama
- Lagunas Altiplánicas
- Laguna Cejar
- Geysers el Tatio
- Lagunas Escondidas de Baltinache
- Vale do Arco Íris
- Tour Astronômico
- Onde se hospedar
Expedição para Laguna Cejar
A expedição para Laguna Cejar é realizado basicamente no mesmo nível de altitude da cidade de San Pedro do Atacama. Dessa forma, é perfeitamente possível e recomendado que seja realizado nos primeiros dias do seu roteiro como facilitador da ambientação do seu corpo aos efeitos da altitude.
A expedição abrange três paradas principais durante o percurso:
- Laguna Cejar;
- Ojos del Salar;
- Laguna Tebinquiche;
Apesar da Laguna Cejar ser o carro chefe do passeio, por conta da experiência em flutuar em águas com alta concentração de sal, é impossível não se encantar com os Ojos de Salar e a Laguna Tebinquiche.

A expedição tem saída da sede da agência da Ayllu Atacama às 15h. São aproximadamente 30 minutos de deslocamento até a primeira parada, a Laguna Cejar. O passeio termina ao fim do dia, com chegada a San Pedro por volta das 20h.
Importante:
Pensando no conforto de seus clientes a Ayllu disponibiliza roupão para que você não tenha tanto impacto com a temperatura no transcurso da expedição e, principalmente, para que você se desloque mais facilmente, sem precisar vestir sua roupa molhada – e cheia de sal – durante as três paradas.
1ª Parada: Lagunas
A primeira parada do passeio acontece na região da Laguna Cejar. Nos referimos a “região” porque o local trata-se de um complexo com várias lagoas, onde é possível flutuar em apenas algumas.
Na chegada existe uma estrutura com vestiários e banheiros para que você possa trocar de roupa, se necessário. Assim, a recomendação é que você já esteja com roupa de banho por baixo para facilitar e poupar tempo.
Laguna Piedra
Pode parecer estranho, mas a verdadeira lagoa onde podemos entrar e flutuar não é a famosa Laguna Cejar.
A lagoa se chama Laguna Piedra, tem água gelada e concentração de sal altíssima, que impede que você afunde. É uma das paradas mais legais para fotografar e ter aquela sensação de mergulhar em algo muito similar ao Mar Morto, famoso desde os tempos de escola.
Na laguna denominada Cejar não é permitido o banho. São utilizadas somente para a contemplação dos visitantes com finalidade de preservar o meio ambiente e realizar algumas pesquisas.
Ficamos em torno de 20 a 30 minutos por ali com a paisagem do vulcão ao fundo. Aproveitamos a facilidade em flutuar para ler um revista e consultar nosso roteiro de passeios futuros com a Ayllu rs

De verdade foi uma das melhores sensações das nossas vidas! É muito legal entrar na lagoa e boiar com extrema facilidade por conta da alta concentração do sal. O mais difícil é se equilibrar para tirar fotos juntos mas fomos pegando a prática.
Outro grande diferencial da Ayllu é programar as expedições em horários alternativos e oferecer uma experiência super VIP aos clientes. Chegamos antes das outras agências e conseguimos aproveitar muito a Laguna Piedra – inteirinha só para o nosso grupo. Sensacional!
Quando saímos da lagoa e chegou um ônibus com mais de 40 pessoas para mergulhar no mesmo local que estávamos. Pode não parecer “nada demais”, mas isso sem dúvida atrapalha no passeio e a experiência acaba não sendo a mesma. Sem falar em transformar suas fotos em uma busca por Wally!
Cuidado
- Evite a qualquer custo molhar seu rosto pois a alta concentração do sal é prejudicial;
- Evite molhar seu cabelo;
- Não brinque de jogar água no amiguinho;
- Não permaneça por mais de 20 minutos na água pois pode causar irritação na pele;
- Leve chinelo;
- Passe protetor solar antes do passeio. Os donos do local não permitem a utilização do protetor no momento do passeio para que não solte na água;
- Não esqueça de levar chinelo: é essencial.
Finalizada essa etapa, vestimos nosso roupões e fomos direto pro chuveiro de água doce na aérea dos banheiros. Sal devidamente removido é hora de renovar o protetor solar e ir em direção ao mirante da Laguna Cejar.
Mirante da Laguna Cejar
A Laguna Cejar não permite o banho em razão da preservação ambiental. A finalidade é permitir o conhecimento do público em uma das lagoas, gerando renda para eternizar as outras.

A aproximação é feita através de um mirante de onde é possível observar toda a magnitude e beleza do local. Durante nossa visita fomos agraciados com um grupo de flamingos, ao longe, que parecia curtir bastante o banho. rsrs
2 ª Parada – Ojos de Salar
Os Ojos de Salar são dois grandes crateras – artificias – bem no meio do Deserto do Atacama. Reza a lenda que foram realizadas pequenas perfurações a muitos anos atrás em busca de água e depois de abandonados, com o efeito da erosão crescem dia após dia.
Dito isto, o nome é bem explicativo: são dois buracos imensos que lembram realmente dois olhos. Um deles é utilizado somente para apreciar e tirar fotos. A sugestão aqui é tirar aquela foto que reflete na água com a paisagem do Licancabur ao fundo. O problema é que pra isso é preciso que não esteja ventando pois o vento balança a água e ai já era o efeito!

O outro tem um fim bem mais legal: você pode pular! A boa noticia é que a água aqui não é predominantemente salgada – é salobra, digamos assim – então é possível se jogar até mesmo de cabeça. A altura em torno de dois metros não permitiu que a maioria encarasse. Experiência incrível!

3ª Parada – Laguna Tebinquiche
Quando você acha que já viu tudo de mais legal durante sua expedição vem o Atacama e surpreende.
Durante uma pequena parada no trajeto para a casa de apoio onde é servido o lanche percebemos como a cada paisagem ainda é possível ficar de queixo caído. É um dos mais belos lugares que passamos por toda nossa viagem (sei que podemos já ter falado isso anteriormente, mas o Atacama faz isso com os viajantes hahaha).
A mistura do capim dourado, fina camada de sal branquinho, águas em degrade iniciando com a de cor verde esmeralda, montanhas de diversos formatos e vulcão ao fundo e um céu azul com nuvens para finalizar. É absurdo de lindo. Todos do grupo ficamos abismados e sentados por cinco minutos só observando a paisagem e não acreditando que estávamos captando tudo aquilo com a lente mais importante de nossas vidas: nossos olhos.

Seguimos para o local de parada regular, na área de apoio. Um trilha devidamente demarcada leva até a beira da lagoa de onde é possível tirar as melhores fotos no local. O visual é lindo.
Lanche e Coquetel
A Laguna Tebinquiche também é o local de parada para o lanche e coquetel. Realizada em uma casa de apoio com total infraestrutura tem vista direta para as lindíssimas montanhas que ganham um especial coloração avermelhada com a chegada do por do sol.
O por do sol no deserto do Atacama é algo que mesmo vivenciando, ainda que com belas imagens, não dá pra descrever. De um lado o sol se põe lentamente, no típico espetáculo diário que nossos olhos estão habituados a admirar. No lado oposto, algo mágico acontece: numa fração de minutos, a cadeia montanhosa das Cordilheiras vai mudando como num balé de cores.
Não pisque! Porque esse espetáculo dura poucos minutos!
Não tem como ser melhor o por do sol desse lugar com o serviço VIP prestado pela Ayllu. O cardápio incluía: espetinho de frutas, queijos, mini-hambúrguer e biscoito recheado com doce de leite.
O ponto alto foi o Pisco Sour. O nosso guia fez uma explicação da origem da bebida, nos mostrou a rica-rica, uma planta que fica dentro da garrafa de pisco e ensinou como fazer o verdadeiro pisco sour chileno. Depois disso, convidou alguns participantes do grupo a fazer o pisco do restante. Foi muito legal!
Cuidado
O pisco sour é a bebida chilena comparável com a nossa cachaça portanto aprecie com moderação. A animação na van durante o trajeto de volta foi grande! Porque será? rsrs
Roupas
Um dos passeios mais tranquilos no tocante a temperatura. Recomendamos a utilização de roupas leves, roupas de banho – vestidas por baixo – e chinelo.
É essencial levar um casaco para utilizar no horário do por do sol porque venta bastante. Vale ressaltar que fomos em Outubro, uma das épocas mais indicadas por conta das temperaturas “amenas” na região.
Preços e Horários
- Expedição: 65.000 CLP.
- Entrada Lagunas Escondidas (não incluída no valor da expedição): 5.000 CLP.
- Horários: 15h00 às 19h30.
- Ponto de partida: Agência Ayllu.
- Incluso: Lanche e Coquetel;
Dicas Finais
- Leve água em todos os passeios. Beba pelo menos 3L por dia;
- Óculos escuros e protetor solar são itens essenciais;
- Leve chinelo;
- Roupas de banho;
- Evite o contato do Sal com os cabelos, olhos e rosto;
- Chapéu ou boné são bem vindos;
Leia também:
- Roteiro no Atacama
- Expedição ao Valle de la Luna
- Termas de Puritama
- Lagunas Altiplánicas
- Tour Astronômico
- Onde se hospedar
Informações Úteis
Fizemos todos nossos passeios com a Ayllu Atacama e recomendamos DEMAIS! O serviço completamente diferenciado. A Ayllu foi nossa parceira nessa viagem ao Deserto do Atacama. Compartilhamos no relato nossa mais sincera opinião, todas as percepções e informações que conseguimos coletar dessa experiência. Então, esperamos que gostem!
AYLLU ATACAMA
Site: aylluatacama.com.br
Endereço: Rua Toconao 479, San Pedro de Atacama.
Telefone: +56 94021-2535
Facebook: Ayllu Atacama
Instagram: @aylluatacama