
Costumamos dizer que Foz do Iguaçu é um dos destinos brasileiros mais completos que já conhecemos. Isso porque a cidade em si e a região da tríplice fronteira como um todo dispõem de vasta diversidade no tocante aos seus atrativos turísticos. Você sabia que tem um Templo Budista em Foz do Iguaçu aberto à visitas?
Esse é uma dentre diversas atrações imperdíveis na cidade. Saiba aqui no post mais sobre esse lugar é incrível!
O Templo Budista em Foz do Iguaçu
O templo budista é a primeira parada do City Tour em Foz do Iguaçu. O local é lindíssimo, digno de capa de revista – tamanha aptidão para ser um belo cenário – e transmite uma imensa sensação de paz. Além disso, foi construído em 1996 pela comunidade chinesa da região, conta com 50 hectares, e é considerado o terceiro maior do Brasil e também da América Latina.
A parada realizada é de 40 minutos. Não dá tempo de atingir o status nirvana mas é suficiente para tirar algumas fotos e passear pelo local. O Templo Budista tem entrada gratuita e está aberto de terça-feira a domingo das 9h30 às 16h30.
Buda do Futuro e da Prosperidade (Maitreya)
Logo após a entrada está localizada, do alto de seus 7 metros, a estátua do Buda do Futuro e da Prosperidade, que virá ao fim dos tempos para trazer a fartura, sentado de perna cruzada, com um imenso colar com 108 bolinhas – guardem esse número – e sorrindo bastante para receber você, visitante, no templo budista.

Em seguida, na ampla praça principal estão dispostas 108 estátuas dos Amitabhas, também chamados de sacerdotes, todas juntas fazendo um sinal típico: uma palma da mão estendida e outra mão levantada formando um simbolo que dá a impressão de ser número 3. A palma da mão estendida significa sinal de bem-vindos, iluminação e gratidão. Por outro lado, o sinal que aparenta um 3 significa energia positiva.
Templo Principal
O santuário principal, construído arquitetura típica do Oriente, remete o vistante a uma verdadeira viagem ao redor do mundo trazendo a nítida sensação de que estamos em outro país. Em seu interior estão dispostas 18 esculturas – protetores do templo – e muitas mensagens deixadas por frequentadores. Ademais, as 4 urnas que compõe o local são cinzas.
Cuidado pois esse é o único local que possui restrição para fotos e vídeos mas somente no que se refere ao interior.
Bodhisattva
São quatro estátuas que representam uma virtude do budismo. A branca, que faz um gesto com o dedo da aliança, simboliza a compaixão. Por outro lado, a do elefante branco é a da bondade. Finalmente, o tigre azul representa a grande sabedoria. Quem não respeitar e prezar por essas virtudes chegará ao inferno, onde está representada a quarta estátua para resgatar e dar uma próxima oportunidade a pessoa.
Siddhartha Gautama, o primeiro Buda
Por fim, existem duas estatuas principais de Siddhartha Gautama – esse foi o primeiro buda- uma no final do pátio, com 10 metros e aviso para os vistantes não se aproximarem. E outra bem ao lado do santuário Ksitigarbha, o templo principal, em posição do nirvana.
Siddhartha Gautama foi um príncipe muito rico na antiga Índia que percebeu que isto não lhe trazia felicidade. Portanto, se reverteu a pobreza e quase morreu de fome pois só comia o que as pessoas lhe doavam. Dessa forma, percebeu que não era viável seguir o caminho da riqueza tampouco o da pobreza e, que o ideal seria o equilíbrio. Assim, atingiu o nirvana – estado de grande sabedoria – e foi declarado o primeiro buda.
Existe uma loja de souvenirs com diversos mini exemplares de budas que são lindos, além de serem uma excelente lembrancinha para os amigos e familiares. Além disso, reza a lenda que trazem prosperidade, fartura e dinheiro. Vale a pena apostar!
Leões de Buda
Os Leões de Buda são os guardiões do templo que espantam as más energias. Assim, ficam dispostos em pares: macho à direta e fêmea a esquerda. Sob a pata do fêmea há um filhote que representa a Flor da Vida e no macho uma bola, que indica o Ciclo da Vida.
Curiosidades sobre o Templo Budista
O número 108 é sagrado, corresponde a quantidade de pecados que devem ser eliminados durante a vida para chegar até a salvação. Além disso, as estátuas possuem orelhas longas pois são sinônimo de longevidade. Finalmente, é legal perceber que no pé dos Amitabhas existe um nome que refere-se a uma homenagem ao local de onde pessoas doaram dinheiro para construção e manutenção do templo.
Interessante perceber que na mesma direção da estátua do Buda da Prosperidade está localizada a ponte da amizade, fronteira entre Brasil e Paraguai. Por fim, Três monges moram no local mas apenas um fala português.
Regras:
- Não subir nas plataformas e não tocar nas estatuas;
- Não é permitido fazer picnic;
- Usar vestuário adequado;
- Não entrar com bebidas alcoólicas.
Informações Úteis
Templo Budista Chen Tien
Horários: Visitas: Ter à Dom, 9h30 às 16h30;
Ingresso: Gratuito
Endereço: Rua Dr. Josivalter Vilanova, 99 – Jardim Califórnia;
Telefone: (45) 3524-5566