
A capital paulista já foi para muitos sinônimo somente de terra da garoa e centro empresarial do país. Muitas vezes deixada de lado turisticamente pela maior parte dos viajantes (e até por nós), hoje podemos afirmar que sim, tem atrações imperdíveis em São Paulo.
A grande verdade é que a maior parte dos viajantes não pensa na capital paulista como um opção de turismo. A cidade é vista como um ambiente de negócios, corporativo. Confessamos que já pensamos assim durante um bom tempo e mesmo morando no Rio de Janeiro pouco cogitávamos uma ida a cidade, porém, Essepê é muito mais do que isso e atualmente sabemos que são muitos os lugares para recomendar.
Com a intenção de desmitificar essa ideia elaboramos uma lista que vai convencer você a marcar com rapidez uma visita a cidade. A primeira dica é simples: como São Paulo possui a maior “malha” aérea do país, distribuindo voos para todos os cantos do Brasil, é relativamente fácil encontrar passagem com tarifa “promo” tanto para pagamento em dinheiro quanto em milhas. Bora conferir como você pode montar seu roteiro?
11 atrações imperdíveis em São Paulo
-
Beco do Batman
O famoso Beco do Batman é um dos cantinhos mais procurados da cidade. Então em nossa recente passagem pela cidade, fomos direto pra lá. O beco fica escondido entre as ruelas de Vila Madalena, mais precisamente nas ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque.
Reza a lenda que nos anos 80 a famosa travessa do bairro ganhou fama quando da noite para o dia, apareceu pintado em uma de suas paredes o logo do batman. Outra informação interessante é que, de tempos em tempos, alguns grafitis são substituídos por outros novos e assim é sempre um “novo local” a ser visitado.
O Beco é ideal para os amantes do graffiti e arte de rua. Além disso, é um prato cheio para quem quer fotografar tendo como grande destaque o colorido e muitos graffitis descolados e engraçados.
Como chegar: em nossa opinião a melhor forma é ir de Uber. Mas também há estação de metrô (linha 2) nas proximidades do bairro.
Dica: ir no fim de semana e esticar pelos famosos bares de Vila Madalena, região do distrito de Pinheiros e bastante conhecido por ser um bairro jovem e boêmio. Aliás, Sábado é dia de feijoada em São Paulo!
-
Mercado Municipal da cidade de São Paulo
Essa pode ser uma das atrações mais visitadas da cidade, parada certa pra pessoas, como nós, adoram um turismo gastronômico. Estamos falando do local onde você poderá experimentar o gigantesco sanduíche de mortadela icônico de São Paulo.
A nossa dica é experimentar dois clássicos do mercado municipal: o de mortadela no Bar do Mané e o pastel de bacalhau no Hocca Bar. Ambos deliciosos e muito bem recheados, perfeitos pra dividir!
Depois, caminhe pelo local que tem uma super variedade de frutas, temperos, lanches e doces sensacionais. Reparem na quantidade de frutas e em algumas que provavelmente você nunca viu na sua vida.
Dica: experimente o morango com tâmaras que eles oferecem como cortesia em alguns stands. Você vai se apaixonar!
Endereço: Rua da Cantareira 306, Centro. São Paulo.
Horário de Funcionamento: Segunda a sábado, das 6 às 18 horas. Domingos e feriados, das 6 às 16 horas.
-
Avenida Paulista
A principal avenida da cidade se transforma completamente aos domingos. É nesse dia que a via é fechada para circulação de carros, permitindo a livre circulação de pedestres e diversas opções de lazer. A restrição dos veículos acontece entre 10 e 19h.
Tem música nas ruas, todas as formas de arte, público de todas as idades, artistas, shows de diversos tipos musicais, vendedores de bebidas, comidas, pessoas fazendo hipnose e uma energia única.
-
Mirante 9 de Julho
Desde a inauguração do túnel da Avenida 9 de Julho, em São Paulo, o que inicialmente era para ser um mirante e observatório acabou não sendo nada e ficou abandonado por muitos anos. O local, antes esquecido, foi transformado em um espaço cultural.
Bem pertinho da Avenida Paulista é possível ir caminhando até lá, descendo por uma das ruas laterais ao MASP. É super legal para observar toda a movimentação da cidade por um outro ângulo.
Ao descer a escadaria há um espaço com lanchonetes e mesinhas que te conviam a tomar um café com um climinha bem legal. Tente se sentar próximo a uma das janelas para uma vista privilegiada.
-
Ibirapuera
Um dos parques mais visitados da América Latina, o Ibirapuera foi tombado e é patrimônio histórico de São Paulo. Além disso, oferece vários atrativos para todos os públicos. O parque tem esculturas, museus, monumentos históricos, jardins e paisagens incríveis.
O Ibira é um dos queridinhos dos paulistas e a grande verdade é que não é pra menos. São poucas as cidades que possuem um parque tão bem cuidado e acessível a todos. O seu espaço é muito bem utilizado para lazer e prática de exercícios físicos pelos visitantes e frequentadores assíduos.
A dica é visitar mais próximo do horário do entardecer para que você possa acompanhar o por do sol de uma ponte dentro do parque. É lindo demais!
Aberto diariamente, de 5h as 00h. Entrada gratuita.
-
Museu do Futebol
Parada obrigatória para os apaixonados por futebol! O museu é um espaço cultural que conta – de forma divertida e interativa – a história do futebol desde seu início até os dias atuais. É extremamente completo, com diversas curiosidades que você provavelmente nunca imaginou que pudessem existir.
O visitante tem oportunidade de reviver alguns momentos históricos a partir de experiências sonoras e visuais, atividades interativas e objetos relevantes para a cultura do nosso futebol.
Dica: as mesas de totó são demais. Vá com um turno livre e permita-se brincar alguns minutos e voltar a ser criança.
Ingresso: R$12,00.
-
Bairro Liberdade
Formado por um colônia de orientais, tem inúmeras lojas que vendem tudo que você possa imaginar, principalmente produtos relacionados com a cultura japonesa. Pode ser considerado um grande pólo gastronômico e comercial com valores atrativos o que torna o local bastante cheio aos finais de semana.
Dica: almoce no restaurante Porque Sim (Karaokê Box e Lamen House), especializado na culinária oriental. Apesar de ser aparentemente simples é o mais famoso e recomendado de toda região. Você logo perceberá isso quando se deparar com a fila de espera para conseguir uma mesa.
Já adiantamos que vale muito a pena. Os pratos são bem servidos e saborosos, além de ter valores super acessíveis.
Endereço: Rua Tomaz Gonzaga, 75. Liberdade.
-
Japan House / Casa Japão
Criada pelo próprio governo japonês, são apenas três unidades da Japan House no mundo: São Paulo, Londres e Los Angeles.
O objetivo do espaço gratuito é a difusão da genuína cultura japonesa, promovendo um verdadeiro intercâmbio cultural. No local acontecem exposições, workshops, artes tradicionais, experiências gastronômicas e muito mais. Os visitantes tem a oportunidade de conhecer objetos, artes e novidades vindas diretamente do país asiático bem de pertinho.
Além disso, tem lojinhas de produtos japoneses, biblioteca e um espaço com café e internet que são um excelente pedida para uma tarde tranquila.
Quando visitamos estava rolando a exposição denominada “Aromas e Sabores” que proporcionava um passeio pela diversidade de cheiros e gostos de diferentes produtos da cultura japonesa.
Endereço: Av Paulista, 52
Horário de Funcionamento
Terça-feira a sábado: das 10h às 22h
Domingos e feriados: das 10h às 18h
Segundas-feiras: sempre FECHADA
Entrada gratuita
-
Casa das Rosas
Em frente, literalmente, à Japan House – só atravessar a rua – a Casa das Rosas é um casarão no estilo clássico francês que fica na Avenida Paulista. A grande mansão foi construída no ano de 1935 e traz um enorme contraste entre os gigantes prédios modernos da principal avenida da cidade.
O local é dedicado a diversas manifestações culturais com enfoque em literatura e poesia. Achamos o jardim o ponto alto da visita, digno de muitas fotos. Dentro do casarão há um café, perfeito para um bate papo e um terraço com vista para a avenida paulista.
Entrada gratuita
-
Mirante do Sesc
O mirante do Sesc é um dos pontos mais visitados da capital paulista. Isso se justifica bastante devido a um ponto específico: a vista.
Acreditamos que é um dos visuais mais legais da que você pode ter em sua visita a São Paulo. Indicamos um café da tarde estendido para apreciar o lindo por do sol que rola lá do alto. A entrada é gratuita.
Endereço: Avenida Paulista, 119.
Horário de funcionamento: Terça a sábado 10h às 22h. Domingos e feriados 10h às 19h
-
Oscar Freire
Não deixe de caminhar pela charmosa Rua Oscar Freire, localizada no coração do bairro nobre Jardins. A rua tem um ar típico Europeu, cercada por lojas de grife, cafés, bares e restaurantes.
Alguns grafites colorem a rua e a deixam ainda mais graciosa.
Durante o passeio pela Oscar Freire, não deixe conhecer a famosa confeitaria Carlo’s Bakery e provar os doces de Buddy Valastro. Os fãs da série de TV Cake Boss piram! A loja é a primeira do Brasil e a 17ª no mundo.
Já adiantamos que o local super é badalado e as filas são a regra, principalmente depois do horário do almoço e durante a tarde. Nós fomos num fim de tarde de domingo e não pegamos filas.
Experimentamos o tradicional cannoli, com massa crocante e sequinha, recheio de creme de ricota com pedaços de chocolate. É leve, cremoso e não é muito doce. Achamos perfeito pra quem não gosta de doces enjoativos. Gostoso, mas nada excepcional (R$14).
Endereço: Rua Bela Cintra, 2182, perpendicular à Rua Oscar Freire no bairro do Jardins, em São Paulo.
Horário de funcionamento: todos os dias das 10h às 21h
Dica bônus:
Se você está com tempo sobrando depois de todas essas aventuras, temos ainda outras atrações para indicar que ainda não foram exploradas por nós mas que estão em nossa lista a algum tempo. Vamos lá:
- Farol Santander;
- Pinacoteca;
- Parque Villa Lobos.
Quer saber onde ficamos hospedados em São Paulo? Então clica aqui e conheça o Tryp Itaim.
Gostou das nossas dicas de São Paulo? Conhece outros lugares que considera imperdíveis na cidade? Comenta aqui embaixo. Assim, suas dicas podem ajudar outros viajantes!