
A capital de Santa Catarina é, sem dúvida nenhuma, um dos destinos praianos mais procurados pelos turistas na região sul do Brasil. Se você não conhece, coloque esse destino na sua lista. Certamente vai se apaixonar. Então, pega o bloco e toma nota de 9 lugares para conhecer em Florianópolis!
Capital de Santa Catarina, Florianópolis ou Floripa, para os mais íntimos, traz uma certeza: a famosa ilha da magia distribui beleza em toda sua extensão, de norte a sul.
A alta temporada, principalmente no verão, faz a cidade ferver com muitas opções de atividades ao ar livre, eventos, festivais e festas famosas, lotadas de celebridades. Mesmo com tantas opções badaladas, as protagonistas são as inúmeras praias deslumbrantes e visuais de deixar cair o queixo
A finalidade dessa pequena lista é falar brevemente de lindos lugares que conhecemos na ilha e convencer você a marcar uma viagem para esse destino surpreendente.
9 lugares para conhecer em Florianópolis
1. Ilha do Campeche
O passeio para Ilha do Campeche é nossa dica de ouro. Então, por que não começar por ela né? A ilha deve estar no seu roteiro, por simples motivos: poucas pessoas conhecem e porque é, em nossa opinião, o lugar mais lindo de toda Floripa.
A Ilha do Campeche fica bem em frente à Praia do Campeche, no Sul de Florianópolis. A praia com areia de coloração extremamente clara e o mar de tom azul turquesa formam um cenário de tirar o fôlego. O mais legal é que a pouca estrutura na ilha proporciona enorme contato com a natureza e dão aquela sensação de “selvagem”, um local ainda bastante preservado.

Por outro lado, a ilha conta com algumas mesas e guarda-sois de um pequeno restaurante chamado Bacalhau, localizado bem no centro da praia. Em direção à ponta direita (de quem olha para o mar) tem mais um quiosque, mas não temos informações acerca do seu funcionamento. De qualquer forma, a boa notícia é que é possível levar lanches e até cooler com bebidas. Mas não esqueça de recolher seu lixo antes de ir embora.
Fizemos um post completo sobre esse paraíso, onde contamos mais sobre o lugar, preços de travessia e como chegar. Se quer saber mais, então clica aqui.
2. Lagoa da Conceição
Visitar a Lagoa da Conceição é obrigatório para quem vai a capital de Santa Catarina. O local tem um visual incrível! Transmite energia boa e pode ser considerado o ponto chave quando se trata de vida noturna em Floripa.
Com cerca de 15km de extensão, possui uma infinidade de bares, restaurantes e bastante movimento o dia todo. Na Lagoa você encontrará quiosques e atividades ao ar livre como aluguel de stand up, caiaques, bikes aquáticas e passeio de escuna. Isso tudo além de ser o local perfeito para uma corridinha ou caminhada.
Além disso, pode ser considerado um dos principais pontos de encontro da noite “manezinha”, como são conhecidos os habitantes da famosa ilha da magia.
Outra dica indispensável é desfrutar de um por do sol na Lagoa da Conceição. Tanto na beira da lagoa, quanto sentado num bar ou restaurante, acompanhado de deliciosos pratos típicos e excelentes cervejas artesanais da região. Prepare-se: a vista é deslumbrante.
O Bar do Boni e o Books & Beers são bem recomendados na região.
Onde fica: Avenida das Rendeiras, Lagoa da Conceição.
3. Santo Antônio de Lisboa
Santo Antônio de Lisboa é um distrito, bairro e praia localizado na ilha de Florianópolis. O bairro é um dos mais antigos da capital e respira cultura e influência portuguesa por meio de suas construções centenárias de arquitetura típica açoriana. Suas ruas são um verdadeiro charme!
Tem um post completinho com dicas do que fazer em Santo Antônio de Lisboa bem aqui!
4. Mercado Público de Florianópolis
Localizado no centro da cidade, o Mercado Municipal de Florianópolis é parada certa pra pessoas, como nós, que adoram um turismo gastronômico.
Caminhe pelo local que tem uma super variedade de bares, restaurantes e lojas que vendem desde frutas, temperos, lanches, peixes e doces sensacionais.
A nossa dica é conhecer o box clássico do mercado municipal: Box 32. Lá comemos um delicioso camarão empanado com catupiry e degustamos de um choppinho artesanal. A casa também conta com pratos à La Carte, com especialidade em frutos do mar, dentre eles seus famosos risotos. Os preços são salgados, mas as comidas são saborosas.

Visitamos o Mercado em um sábado, típico dia de feijoada em Floripa. Comemos no restaurante Colher de Pau e gostamos bastante. Bom preço, comida bem servida e com sabor espetacular. Além disso, estava rolando música ao vivo, deixando o ambiente descontraído e bem animado.
Dica: Fique atento ao horário de funcionamento do Mercado. A área interna fecha por volta das 15h aos sábados e não abre aos domingos.
Endereço: Rua Jerônimo Coelho, 60. Centro, Florianópolis.
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta, das 7 às 22 horas. Sábados e Domingos, das 7 às 17 horas.
5. Praia de Pântano do Sul
Pântano do Sul é uma praia, mas também um distrito de Florianópolis, que inclusive engloba a área da praia da Armação. A praia de Pântano do Sul tem areia fininha, mar calmo e o bairro é um típico de retrato das antigas colônias de pescadores de Florianópolis.
Dica 1: A trilha para Lagoinha do Leste – uma das praias mais lindas e selvagens da ilha – parte de pântano do sul, mais precisamente da Rua Manoel Pedro Oliveira.
Dica 2: Conheça e almoce no Bar Arante. A decoração rústica repleta de papeizinhos deixados pelos seus visitantes é a marca registrada do local. Por fim, a dica é tentar cacifar uma mesa com vista para o mar e ter uma experiência ainda mais agradável. Sugestão de pratos: Peixe ao molho de camarão e Camarão com Catupiry.
6. Praia da Armação
O charme da Praia da Armação encanta à primeira vista! Ao chegar, você se depara com uma igrejinha graciosa bem de frente para o mar. Algumas lojinhas de artesanato e um belo deck completam uma linda vista. O clima de calmaria e os barquinhos coloridos dos pescadores espalhados pela areia – que tornam o lugar ainda mais lindo e cheio de cor.
Pra completar o cenário único, um rio separa a Praia da Armação (à esquerda) e a Praia do Matadeiro (à direita). Além disso, uma passarela de madeira – no canto direito da praia – que beira o encontro do rio com o mar, leva ao Trapiche da Armação. Dali saem os barcos pesqueiros que levam à Ilha do Campeche.
Dica: uma das opções de trilha para chegar à praia da Lagoinha do Leste começa ali, ao cruzar o rio no sentido da praia do Matadeiro. Fique atento à tábua da maré para fazer uma travessia segura. As fotos abaixo foram tiradas em dias diferentes. Apesar do ângulo também ter sido diferente, é possível perceber que na 1ª o rio está mais raso e algumas pessoas estão fazendo a travessia à pé. Por outro lado, na 2ª foto observa-se que o volume de água é maior, tornando o rio mais fundo. Normalmente há correnteza e ninguém arrisca a travessia.
7. Praia do Campeche
A praia do Campeche é linda e bem extensa. Isso proporciona aos frequentadores a opção de ficar em trechos de praia mais movimentados ou mais desertos e exclusivos.
A praia tem mar mais agitado do que as outras que mencionamos nesse post. Com ondas fortes, é ideal para a prática de surf em alguns dias. Na direção do horizonte, é possível admirar a linda Ilha do Campeche que parece ter sido estrategicamente posicionada ali para deixar a vista ainda mais incrível.

Os frequentadores buscam passar o dia pegando sol, surfando e tomando aquele banho de mar refrescante. Ótima opção para quem quer curtir praia, com estrutura e algumas opções de bares, lanchonetes e restaurantes. O local conta com estacionamento público (que custa em torno de 2 reais o período de 1 hora) e privado (custa 20 reais o dia todo).
8. Mirante da Lagoa da Conceição
O visual proporcionado desde o Mirante da Lagoa da Conceição é de tirar o fôlego. Isto porque contempla em sua vista as dunas da Praia da Joaquina, a lagoa da Conceição e algumas praias, tudo de uma só vez. Além disso, existe um letreiro com os dizeres “Sou bem Floripa” para os turistas se esbaldarem de tanto tirar foto.
O local conta com estacionamento, mas não tem muita estrutura. Apenas alguns vendedores ambulantes e fotógrafos que oferecem registros dos visitantes com aquele vistão.
9. Praia da Barra da Lagoa
A praia da Barra da Lagoa vem ganhando cada vez mais o coração de todos os visitantes da ilha. O motivo desse afloramento na paixão é a bela praia, uma trilha que leva a algumas piscinas naturais e a recente instalação de um balanço de madeira, na areia da praia – no melhor estilo Bali.
É verdade que o balanço ficou uma graça! Quando visitamos o local, percebemos que o balanço estava um tanto quanto tortinho. Não sabemos se foi instalado daquela forma ou se ficou assim pela falta de manutenção aliada ao tanto de gente já se sentou ali. Mas juramos que não fomos nós! hahaha
Dicas: dá para conjugar a visita a praia da Barra da Lagoa com o Projeto Tamar, que fica em um dos acessos à praia (funciona todos os dias de 10 às 19 horas). Além disso, no canto direito da praia existe uma trilha que leva às piscinas naturais da Barra da Lagoa. Dessa forma, é possível fazer um passeio bem legal e completo!
Como chegar: utilize a localização do Projeto Tamar de Florianópolis. Siga até a praia pela rua estreita que passa em frente a entrada do Projeto e você chegará ao balanço.
Endereço: Rua Professor Ademir Francisco, s/n – Barra da Lagoa.
Outros lugares recomendados:
- Praia e Dunas da Joaquina;
- Praia Mole;
- Lagoinha do Leste;
- Praia Brava;
- Praia da Solidão;
- Praia da Daniela;
- Jurerê Internacional.