Areia Branca: a terra do sal e sol no Rio Grande do Norte!

0
Praia de São Cristóvão

Já ouviu falar sobre Areia Branca-RN? Ainda desconhecida por muitos brasileiros, a pequena cidade localizada na ponta norte do estado reserva belíssimas paisagens. É considerada a terra do sal mas pode incluir o sol nessa frase porque é esse quem reina por lá!

Uma diversidade de praias quentinhas de águas calmas, uma explosão de de beleza, cenários de dunas em meio a terra vermelha do sertão e montes de sal são as marcas da região.

Areia Branca

Localizada na região conhecida como Costa Branca, a cidade tem em torno de 30 mil habitantes. São 40km de litoral com diversas praias e paisagens de tirar o fôlego.

A cidade é a maior produtora de Sal do Brasil, sendo localizado na região o Porto Ilha (ilha artificial) que foi construído escoar a produção do sal para muitos países. Tudo isso lhe rendeu o apelido de “terra do sal”.

Como chegar

A pequena cidade fica no norte do estado do Rio Grande do Norte. É bem verdade que fica mais perto da divisa com o Ceará do que da capital potiguar.

  • Partindo de Mossoró, a segunda maior cidade do estado, são 42 Km pela BR-101.
  • Natal são 317 Km pela BR-304. Uma longa viagem, amigo! A pista é mão dupla.
  • Fortaleza são 276 Km pela CE 040. Pista dupla e viagem tranquila.

A melhor opção em nossa opinião é chegar por Fortaleza. A viagem é muito mais tranquila e rápida na pista de mão dupla e sem pedágio!

#Dica: Se tiver tempo conjugue com uma visita a Canoa Quebrada. Uma das queridinhas do Ceará fica bem no meio do caminho!

Melhor época

O melhor período para conhecer é na época com menos chuvas, que vai de Julho à Dezembro.

Vale a pena: Agosto. É nesse mês que rola uma das maiores festas da região: Nossa Senhora dos Navegantes. A cidade fica completamente lotada.

Evite: Março e Abril são os meses mais chuvosos da região portanto não seria uma boa opção para conhecer um destino típico de praia e sol.

As temperaturas não sofrem variação considerável em todos os meses do ano. A média é de 27º. Julho é o mês com menor média 26º e Janeiro tem as maiores com de 28º.

#Dica: Areia Branca têm um dos principais carnavais do interior do Rio Grande do Norte. Pode ser uma boa época para visitar a cidade.

O que fazer 

Ponta do Mel 

A 30Km do centro da cidade, a Ponta do Mel é a principal atração da região, em nossa opinião.

É lá que está o Mirante das Três Cruzes, à beira da falésia, colocados para a gravação do filme “Maria, mãe do filho de Deus” (aquele com Giovana Antonelli e Padre Marcelo Rossi) no ano de 2003 e, depois, virou ponto turístico.

Além disso, a beleza do lúgar é única: ponto em que o cenário do sertão encontra o mar. Lindo de ser ver! Paisagens assim são raras! Dizem que é o único lugar do MUNDO em que isso acontece! Será?

Praia de São Cristovão

A 22 Km do centro de Areia Branca, São Cristóvão é o lugar ideal para curtir uma praia apreciando um horizonte praticamente deserto e pouco devastado pelo homem moderno.

Além disso, as dunas do parque Eólico de São Cristóvão são um caso à parte! Aquela imensidão de “cataventos” gigantescos entre milhares de “pirâmides” de areia, tudo isso contrastando com a terra vermelha do sertão nordestino. É lindo demais!

São Cristóvão - Rio Grande do Norte

 

Dunas do Rosado

A 42 Km, na divisa entre Areia Branca e Porto do Mangue, ficam as Dunas do Rosado, que levam esse nome por conta do tom de cor da areia.

Serviu de cenário para as novelas “o clone” e “flor do caribe”. Pode ser considerada praticamente um deserto de areia, portanto é indicado visitar nos momentos de temperatura mais baixa.

Tibau

A primeira informação que você deve ter é que Tibau não se confunde com Tibau do Sul, esta localizada lá perto de Natal. Tibau (digamos do Norte, rs) fica na divisa entre o RN e Ceará.

Tibau não pertence a Areia Branca mas é mais um dos passeios legais para fazer pela região. É a praia mais famosa e com melhor infraestrutura da região.

Praia de Tibau - Rio Grande do Norte

Destino certo dos moradores de Mossoró (que não tem praia) nos meses de verão, a cidade fica lotada e com muitas atrações em Janeiro.

São 39 Km até lá e o melhor caminho é fazendo a travessia Areia Branca-Grossos de balsa. As balsas saem de hora em hora, custam R$ 15 por carro (dá direito a duas pessoas) e R$ 3,00 por pessoa adicional ou que esteja a pé. Depois são mais 40 minutos de carro até a praia de Tibau.

A #dica é ir passar o dia na praia – linda e muito boa pra banho -, almoçar por lá e voltar no final da tarde. Nós almoçamos no Ceará, mas estávamos usando a praia do Rio Grande do Norte. Peculiar, não?

Curiosidade: Sabe aqueles artesanatos feitos com garrafinhas de areia colorida? A maioria delas vinha de Tibau que possuía mais de 25 tons de areia e argila das falésias da região. Com a passar dos anos, com as construções, muito foi destruído devido a falta de preservação ambiental.  Uma pena! Atualmente, ainda são vendidas, porém a areia tem que ser tingida para alcançar tons diferenciados.

Marco zero e Igreja Matriz

O marco zero da cidade fica em frente ao porto da cidade, onde se embarca na balsa para Grossos. Logo do outro lado da rua está a Igreja Matriz da cidade, Nossa Senhora dos Navegantes.

Areia Branca Marco Zero
Marco Zero

A igreja é bem bonitinha e dá um certo charme ao local com sua pintura azul e uma pracinha nos fundos com aquele ar de cidade pacata do interior. Uma graça!

Areia Branca
Igreja Matriz
Outras atrações
  • Praia de Baixa Grande;
  • Praia de Upanema (reserve seu hotel nesse lugar);
  • Porto Ilha;
  • Praia da Redonda.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here