
A GOL Linhas Aéreas Inteligentes apresentou seu novo Boeing 737 Max 8, em um super evento no hangar da empresa, localizado no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
A história da companhia foi contada diretamente pelo seu fundador, Constantino Júnior. Durante seu discurso, conhecemos um pouco dos detalhes – e bastidores – das negociações para o início da empresa e parceria com a Boeing. Ademais, discorreu sobre projetos futuros. Estavam também presentes no evento executivos da GOL e parceiros.
Após 18 anos no mercado a GOL lançou um plano ousado de renovação total de sua frota com a encomenda de 135 novos jatos, entre modelos MAX 8 e MAX 10. Essa é a maior aquisição de aeronaves da Boeing em toda a América Latina!
A aeronave apresentada foi a primeira a ser recebida pela GOL, em meados de junho, de prefixo PR-XMA. Durante esse período realizou diversos voos nacionais de curto e longo alcance portanto é possível, até mesmo, que você já tenha voado no Max 8. Será?
De acordo com o presidente, Paulo Kakinoff, a partir de agora será recebido um avião desse porte a cada 40 dias. O segundo MAX 8, de prefixo PR-XMB, pousou em Confins (MG) na semana passada. Até dezembro, serão um total de 6 aeronaves entregues! Vem aí a #NovaGol.

O Boeing 737 Max 8 da GOL
O 737 Max é o modelo mais inovador e tecnológico no mercado da aviação, se tratando de aeronaves desse porte. Foi desenvolvida com o auxílio de comandantes, engenheiros e técnicos da GOL, consolidando a parceria com a Boeing. A companhia aérea mantém seu plano de ter sua frota unificada facilitando a manutenção e gerando redução de custos operacionais.
Um comparativo com os 737-Next Generation aponta que o Max 8 pode voar por 500 milhas a mais. Aliado a tecnologia de ponta de seu novo motor LEAP-1B, que assegura excelente desempenho, haverá uma economia de até 15% no consumo de combustível – consequentemente, redução da emissão de gases poluentes. Tudo isso propiciará aumento do alcance. O Max 8 tem autonomia de voo em torno de 6.500 km.
O Max 8 comporta até 186 passageiros e permite a utilização de diversas configurações internas. Por sua vez, o MAX 10 terá capacidade para até 240 passageiros, o que fará dele o maior Boeing 737 já fabricado na história.
Portanto, a frota jovem e moderna da GOL possibilitará chegar mais longe, com mais conforto e, ainda, um decréscimo no custo operacional. Certamente o fato permitirá atrair mais clientes com a perspectiva de tarifas competitivas.
É, de fato, inteligência para ir mais longe!
Diferenciais do Max 8
O Max 8 é a primeira aeronave desse porte a ser operado por uma companhia brasileira, corroborando a posição da GOL de operar sempre com equipamentos de última geração.
Vamos listar os maiores diferenciais do novo Boeing 737 MAX 8:
- Redução do consumo de combustível em até 15%;
- Redução da emissão de poluentes;
- Redução de ruídos em até 40%;
- Novo Winglet bipartido;
- Aumento da autonomia de voo;
- Sky interior com iluminação em LED;
- Bagageiros maiores (lembra até os do B777);
- Novos assentos da Recaro aircraft seating em couro ecológico;
- Encosto de cabeça com altura regulável;
- USB individual para carregar dispositivos móveis;
- Suporte para tablet ou smarthphone;
- Entretenimento a bordo com TV e filmes;
- Novos banheiros com iluminação diferenciada e muitos espelhos;
- WI-FI;

Dica: para os apaixonados pela aviação vale reparar o novo design “dentado” da turbina e os novos Winglets. Ambos chamaram bastante a nossa atenção!
Configuração Interna
A configuração interna do Boeing 737 MAX 8 é idêntica a utilizada na frota atual de 737-700 e 737-800, layout 3×3, com 3 poltronas de cada lado, separadas por um único corredor.
As cinco primeiras fileiras serão dedicadas a área GOL + Conforto, identificados com costura laranja em torno dos encostos de cabeça e na lateral dos assentos. Além disso, possuem compartimento de bagagens de mão exclusivo, mais espaço entre as fileiras e maior reclinação da poltrona.
Por fim, vale ressaltar que nas rotas internacionais as 5 primeiras fileiras comporão a categoria Premium Economy, que terão o assento do meio bloqueado proporcionando um voo mais confortável e serviço de bordo diferenciado aos seus ocupantes. Nestas rotas, os assentos da categoria GOL + Conforto serão somente os localizados nas saídas de emergência.
Novas Rotas
Os aviões 737 Max 8 serão utilizados preponderantemente nas rotas internacionais da Gol. Nos próximos meses iniciarão voos diretos para os Estados Unidos, desde Brasília e Fortaleza, e para o Equador, partindo de São Paulo (GRU).
De acordo com o presidente da cia aérea, Paulo Kakinoff, a Gol pretende lançar uma nova rota internacional a cada semestre. Essas rotas serão operadas com os novos MAX 8 e MAX 10, futuramente, proporcionando uma experiência de voo ainda mais agradável para os clientes.
Como o Max 8 tem autonomia de voo 1h30min maior que os 737NG, é possível vislumbrar futuras rotas para a América Latina e Central, Caribe e Estados Unidos. Outra estratégia seria fortalecer as rotas já existentes ampliando o número de voos.
Curiosidade: A rota entre Brasília e Orlando será o voo direto mais longo operado por um Boeing 737 do mundo.
Nós adoramos e ficamos honrados por ter a oportunidade de visitar o Boeing 737 Max 8 em primeira mão em um evento tão importante na história da GOL. Aproveitamos a oportunidade para agradecer a GOL pelo convite e possibilidade de compartilhar tudo isso com quem nos acompanha.