
Cairu é uma das cidades mais antigas do Brasil, sede do arquipélago formado por 26 ilhas, entre as quais estão as famosas ilhas Tinharé (onde fica Morro de São Paulo), Boipeba e a própria ilha de Cairu. O município, distante cerca de 300km de Salvador, é o único que possui ligação terrestre com o continente, através da BA-001 e BA-884 e possui aproximadamente 18 mil habitantes.
A cidade é sinônimo de cultura e história, principalmente diante de seus dois maiores exponenciais: a Igreja do Rosário e o Convento de Santo Antônio de Cairu, que ostenta uma bela fachada construída em estilo barroco.
Cairu
O município de Cairu localiza-se na hoje chamada Costa do Dendê, uma das mais antigas áreas de ocupação e povoamento do território brasileiro. A colonização portuguesa teve inicio no século XVI. Isto porque, os estrangeiros, encantados com o clima e beleza do local, começaram a colonizar a região que até então era habitada pelos índios aimorés.
Há controvérsias acerca da origem da palavra “Cairu”. Então, uns dizem ser derivada do termo tupi que se referia a uma espécie de planta. Por outro lado, outros entendem que a origem remete ao termo tupi “kaí`ri”, que significa rio do cais. Por fim, dizem que a ilha de Cairu era Aracajuru, ou seja, a “casa do sol” na língua indígena. Mas a verdade é que qualquer controvérsia é posta de lado quando nos deparamos com o charme de Cairu.
O que fazer em Cairu, Bahia.
A cidade em si é bem pequenininha. Suas ruas de paralelepípedo e casinhas coloridas deixam qualquer um encantado. A ilha de Cairu é dividida em cidade alta e cidade baixa. Na parte alta tem alguns prédios com importância histórica, como a Igreja de Nossa Senhora do Rosário (1610) situada numa elevação olhando para o Convento de Cairu. Do alto tem-se uma linda vista para o braço de mar que separa a ilha de Cairu da ilha de Boipeba.
O ideal para um rápido passeio pelo centro histórico de Cairu é sair do porte e seguir por uma bela rua da cidade, admirando seus casarões coloridos. A partir do porto, existe a opção de fazer a caminhada com acompanhamento de um guia, que cobra R$5 por pessoa.
A cidade é tão pequenininha que não há como se perder, mas se você quiser enriquecer culturalmente a sua experiência, certamente o guia será de grande valia. Para quem gosta de sentir o clima do local mesmo sem muitas informações, a caminhada livre é a melhor opção e o objetivo principal é conhecer a Igreja e Convento de Santo Antônio.
Igreja e Convento de Santo Antônio
O Convento e Igreja de Santo Antônio formam um importante complexo e fica na parte alta da cidade de Cairu. Esta foi a primeira igreja de fachada barroca do Brasil, considerada como patrimônio histórico do século XVII e tombado pelo IPHAN em 1941. O seu interior lembra bastante o Convento de São Francisco, que fica em Salvador. Além disso, sua fachada serviu de modelo para o Convento de São Francisco de João Pessoa.
Verdadeiramente inspiradora, não?
A entrada no convento custa R$2,00 e já inclui uma visita guiada, o que é de suma importância para que você possa entender toda a história por trás daquela construção imponente e sagrada.
No interior do convento, o guia acompanha os visitantes com todas as explicações sobre a história do local. Reparem nos lindíssimos conjuntos de azulejos portugueses, do tipo tapeçaria que nos levam de volta para os séculos XVII e XVIII. Aliás, um dos destaques é o painel de azulejos que mostra a história da vida de São Francisco. Além disso, se perca nos detalhes da pintura original do forro do teto da igreja.
Por fim, o guia conta diversas curiosidades e histórias dentro da sacristia. Chama atenção as grades nas janelas e as falsas gavetas planejadas para evitar furtos à igreja. São tantas especulações interessantes que só o responsável pelo local saberia qual é a verdadeira. Surpreendente!
O convento e igreja de Santo Antônio ainda é pouco visitado. Em suma, o único período que recebe turistas é quando há parada dos passeios de volta à ilha.
Dicas:
- Não é necessário pernoite no local, a cidade é pequenininha e você consegue conhecer tudo de mais interessante em pouco tempo;
- Você pode conhecer a cidade durante o passeio de volta à ilha partindo de Morro de São Paulo ou Boipeba. Outra opção é pegar um barco ou lancha rápida (lotação) a partir de Morro de São Paulo, Valença ou Boipeba;
- Caso esteja com tempo sobrando em seu roteiro em Boipeba, recomendamos visitar Cairu. O Acesso é mais fácil desde Boipeba já que fica mais perto em comparação com Morro de São Paulo;
- O trecho Cairu → Boipeba leva em torno de 30 minutos;
- Caso vá de carro a partir do continente, é possível estacionar gratuitamente na pracinha central da cidade;
- Veja mais fotos e avaliações clicando aqui.