
Visitamos a capital chilena em 2013, porém alguns anos depois começaram a surgir na internet e redes sociais em geral imagens sensacionais de uma região próxima a Santiago que, por si só, seria motivo de um retorno ao Chile: Cajon del Maipo. O lugar é incrível e você não pode deixar de incluir em seu roteiro quando vistar Santiago.
A partir dessa fixação conseguimos tirar do papel de nossos maiores sonhos – visitar o Atacama – e, claro, adicionamos Cajon del Maipo em nosso roteiro de 4 dias revisitando Santiago do Chile.
Cajon del Maipo
Cajon del Maipo é toda uma zona específica da cordilheira dos Andes, que está ao sul de Santiago. A palavra Maipo provém do nome do rio que banha toda a região e é extremamente importante para a cidade de Santiago e toda zona central do Chile. As vinícola, a exemplo da Concha y Toro, Undurraga e Cousino Macul, utilizam a água desse rio para irrigar suas plantações. Por seu turno, Cajon significa “Canyon” ou “rio que cresce entre as pedras”, ou seja, a zona da várzea do Rio Maipo cercado por inúmeras montanhas rochosas.
A região é um prato cheio para os praticantes de turismo aventura uma vez que é cercada por montanhas e cânions. Portanto, é uma área perfeita para a prática de atividades esportivas como o rafting, trekking, assim como para quem precisa tirar uns dias do agito de Santiago e respirar um ar puro das montanhas.
O visual é incrivelmente lindo e fotogênico, inclusive durante o trajeto sinuoso com destino a região. Muitos chilenos passam as férias em Cajon del Maipo. Além disso, em comparação com Santiago – que possui um ar muito seco e contaminado pela poluição – a região tem ar fresco e puro – consequência da proximidade com as montanhas – que nossos pulmões logo percebem e agradecem.
Por fim, nos últimos anos o turismo – estrangeiro – teve uma escalada assustadora com a “descoberta” do Embalse el Yeso. Em nossa primeira visita à capital chilena, em 2013, nunca tínhamos ouvido falar desse paraíso. Então, um dos principais motivos do nosso retorno ao Chile durante a primavera foi esse lugar – que é, definitivamente, incrível!
Qual é a melhor época para fazer o passeio?
Outubro a maio. O passeio, inclusive, só é disponibilizado pela SnowTours nesse período.
O motivo é simples e muito além de baixa ou alta temporada: segurança. O caminho até Embalse el Yeso fica extremamente perigoso em determinadas épocas, principalmente com o acúmulo de neve. Caso encontre agências oferecendo/realizando o passeio em época diversa, desconfie. Sua vida em primeiro lugar!
Dúvida que não quer calar: afinal, qual a diferença entre Cajon del Maipo e Embalse el Yeso?
A diferença é toda e nenhuma (risos). Cajon del Maipo é uma região que pertence à zona metropolitana de Santiago, como mencionamos acima. Já Embalse el Yeso é a represa com visual de cair o queixo que é um das principais atrações da região.
Percebemos que a confusão ocorre porque alguns nomeiam o passeio pela região “Cajon del Maipo” e outros pelo seu principal atrativo “Embalse el Yeso”. Então, se você está buscando aquele lugar que viu nas fotos de uma lagoa azul/verde com montanhas nevadas ao fundo, sim, estamos falando do mesmo lugar: Embalse el Yeso. Mas, é o passeio pela região de Cajon del Maipo que te leva até lá. Ou seja, tanto faz!
O Embalse el Yeso
Então, Embalse el Yeso é simplesmente uma represa. Embalse, em espanhol, significa represa. Yeso é o nome do rio que foi represado. Portanto, o nome do local é autoexplicativo, basta fazer a tradução literal.
A represa teve seu funcionamento iniciado nos anos 1960 e está em operação até os dias de hoje. É do Embalse el Yeso que vem toda a água consumida na cidade de Santiago, atualmente. Sua capacidade é de 250 milhões de metros cúbicos espalhados em 8km de extensão e 55 metros de profundidade. Em 2018, seu nível estava beirando 50% de sua capacidade total e, isso, provavelmente se tornará um grave problema de abastecimento para a cidade em alguns anos.
A SnowTours
Nosso passeio foi realizado com a empresa SnowTours, que recomendamos de olhos fechados! Fizemos nossos tours em Santiago e arredores com eles em 2013, em nossa primeira vez na capital chilena, e podemos garantir que o serviço – que já era ótimo – de lá pra cá só melhorou. Não pensem duas vezes antes de entrarem em contato com eles para cotar seus passeios por lá.
A respeito do Embalse el Yeso, vale ressaltar que esse é um passeio que pode mudar muito de acordo com o dia de sua visita. O acesso estreito da via que beira a represa pode sofrer limitações realizadas pela administração ou até mesmo da polícia. Em alguns casos, as vans tem que parar num dado local e é necessário caminhar um bom pedaço.
Uma dica boa é evitar o passeio durante o fim de semana, visto que são os dias mais cheios e com maior possibilidade de limitação no acesso. Outro fator que pode alterar seu passeio é o nível do vento pois quanto maior esse índice, menor a chance/qualidade de pegar um lindo efeito reflexo da montanha sobre o lago, já que o vento acaba formando pequenas ondulações que não permitem a ocorrência do fenômeno. Mas, diga-se de passagem que isso não altera em nada a beleza do local.
Dito isto, é necessário informar que existem duas opções nesse tour: simplesmente o Embalse el Yeso ou Embalse el Yeso + Piscinas termais de Baños Colina.

A nossa dica aqui é fazer o passeio completo, de dia inteiro. E detalharemos abaixo cada parada que fizemos durante a nossa experiência pra todo mundo saber exatamente como funciona. Então, puxa o banquinho e vem acompanhar nosso roteiro pela região!
Nossa experiência
Escolhemos o passeio completo e, sinceramente, foi a melhor opção que fizemos. Nos arrependeríamos amargamente caso abríssemos mão de visitar as piscinas termais. O passeio se inicia com o transfer da Snowtours nos buscando na porta do hotel.
Com todos a bordo, inicia-se o percurso para subida da cordilheira dos Andes em direção a Cajon del Maipo. Aqui, é importante uma recomendação: o trajeto é bastante sinuoso e conta com uma subida até 500 metros acima do nível do mar. Isso pode trazer alguns sintomas de enjoo ou dores de cabeça para algumas pessoas. Se você enjoa fácil, não deixe de tomar um remedinho antes de sair.
A melhor dica que podemos passar, para aproveitar ao máximo o percurso, é: fique atento, pois o caminho é lindíssimo. Como o passeio se inicia cedo, muitos ficam sonolentos e querem aproveitam para descansar na van durante o deslocamento até a primeira parada do passeio. Podemos garantir que não é a melhor opção, porque o cenário vale muito a pena.
Curiosidade:
No caminho, reparem que as cordilheiras possuem aspecto pontudo. Isto indica que são montanhas “jovens”, que ainda não sofreram um demasiado processo de erosão. Esse tipo de montanha é encontrado em poucos lugares do mundo, como nos Alpes Suiços, Rocky Montain e na Cordilheira dos Andes.
Além disso, essa área é conhecida como Anel de Fogo, que engloba o Chile, México e EUA. Esse nome foi dado por esse ser o local com maior atividade sísmica do mundo e, dentres estes, o Chile é o país com maior atividade.
1ª parada: San Jose del Maipo
A comuna de San Jose del Maipo possui em média de 20 mil habitantes e é uma das maiores em extensão da região metropolitana de Santiago. A área é bastante frequentada pelos chilenos, pois tem clima mais fresco e livre de poluição, perfeito para as férias de verão.
A parada consiste em um pequeno tour pela praça principal da cidade, com minuciosa explicação (que foi feita por nossa guia Vanessa), sobre a história e formação da comuna e principais atrativos turísticos do local. Além disso, temos 20 minutos livres que aproveitamos para tirar algumas fotos e tomar um café acompanhado de deliciosas empanadas chilenas em uma padaria local.
O destaque de San José del Maipo fica por conta da igrejinha, um busto do fundador da cidade e a praça com vista da cordilheira dos Andes ao fundo. Caso você visite em época de inverno, estará toda branquinha dando todo um charme especial a suas fotos.
Uma boa dica é que na pracinha tem wi-fi gratuito disponível.
2ª Parada: Embalse el Yeso
A construção do Embalse el Yeso é dos anos 1950. O sistema utilizado é bem simples, represamento do rio Yeso através de uma barragem.
A cor da água muda conforme as condições climáticas: o vento e a incidência do sol. Sem sombra de dúvidas, é um dos lugares mais lindos que já fomos em nossas vidas.
Em se tratando de uma represa é, sem dúvida, a mais fotogênica que já visitamos. O visual é composto de elementos que a fazem única: cordilheira dos andes ao fundo, um lago de coloração incrível e neve em algumas épocas do ano. Surreal!
O ano de 2018 foi muito seco com quase 50% de chuva a menos do que o normal para a região. Dessa forma, o nível do Embalse el Yeso não estava em sua capacidade máxima durante nossa visita.
Picnic com vista para o Embalse el Yeso
Sempre que possível, a SnowTours estaciona sua van bem próximo ao lago para um picnic com vista privilegiada. Essa área é chamada de “praia”. No dia da nossa visita, somente nossa van parou nesse lugar, onde nosso grupo ficou sozinho explorando os melhores ângulos daquele paraíso. Só aí, já foi um tremendo diferencial da SnowTours.
Tivemos 20 minutos para contemplar a paisagem e tirar fotos. Além disso, pudemos chegar bem perto do lago e até mesmo tocamos na água extremamente gelada da represa. Sensação única!
Mas ainda dá para melhorar a experiência. Então, como cortesia, são servidos diversos tipos de snacks: salame, queijos, biscoitos, amendoim e muffin. A cereja do bolo é o vinhozinho indispensável, que combina perfeitamente com o lugar. Tudo isso bem em frente a uma das paisagens mais lindas do Chile.
É importante ressalvar que nem sempre essa parada tão próxima ao lago é possível. Ela depende da quantidade de carros e visitantes, condições do tempo e autorização da polícia local.
Mirante de Embalse el Yeso
Depois do pic nic, seguimos viagem. Mas, antes de sairmos do Embalse, paramos em um dos mirantes para mais alguma fotos de outro ângulo da represa. É lindo demais!
Essa parada no mirante após o picnic foi perfeita, já que todas as agências fazem essa parada logo na chegada ao Embalse. Dessa forma, conseguimos ser os últimos e ÚNICOS a estar no mirante. Baita exclusividade e sinônimo de fotos maravilhosas! Amamos de verdade, Snow Tours.
Curiosidades
- A região de Cajon de Maipo tem vários vulcões ativos, exemplo: San José, Tupingato, Tupingatito, Maipo e Remolejo;
- Isso significa atividade sísmica, gases e aumento de temperatura. Esses fatos em nada tem relação com grandes erupções.
- Um aumento dramático de temperatura geraria um incremento do nível do rio. Isto por si só já causaria um enorme problema para Santiago;
- As montanhas da Cordilheira dos Andes possuem aspecto pontudo, no topo, indicando que são jovens;
- Estudos indicam que os choques das placas tectônicas Nascar e Sul-Americana estão em constante crescimento;
- São registrados tremores diários em alguma parte do país. Assim, com a tecnologia se desenvolvendo e cada vez mais sismógrafos sendo instalados fica mais fácil obter todos esses registros;
- Andes é uma palavra pré-colombiana, que faz referência ao grande cordão montanhoso. O significado é a montanha que esconde o sol porque este surge atrás da montanha. Por conta disso, até hoje os chilenos utilizam a direção “poniente” e “oriente” para se referirem as direções visto que utilizam a cordilheira como ponto de referência para se localizarem.
- Muitas cascatas temporárias se formam em meio às montanhas com a água oriunda do degelo. Reparem! É lindo de se ver!
Recomendações
Importante fazer referência ao fato de que o Embalse el Yeso não é um espaço preparado para fins turísticos. Portanto, o visitante deve estar sempre atento e seguir as recomendações do guia.
Por fim, esse é um dos motivos que não indicamos tentar fazer esse passeio por conta própria e recomendamos a SnowTours para realizar seu passeio ao Embalse el Yeso. A mudança de altitude causa sonolência e todo o caminho é sinuoso, estreito e sem sinalização. A necessidade de experiência é requerida ainda mais após a entrada da represa, de modo que consideramos imprescindível estar a bordo de um veículo com profissionais que conhecem e estão acostumados a fazer o trajeto.
3ª Parada: Mirante na estrada
Antes de seguirmos rumo as Termas de Colina, fazemos uma parada em um mirante na estrada com vista privilegiada para a Cordilheira dos Andes, completamente nevada no topo. Que vista!
Se você decidir fazer o passeio somente até o Embalse el Yeso, essa é a última parada. Mas recomendamos que façam o passeio completo que termina com um relax incrível nas piscinas termais de Baños Colina.
4ª Parada: Piscinas termais de Baños Colina
O ideal é conjugar Embalse el Yeso com Baños Colina e realizar o passeio completo para aproveitar um pouco de cada um dos atrativos do Cajon del Maipo. Afinal, quando você terá a oportunidade de voltar a esse lugar? Sempre que pensamos assim, optamos por experiências mais completas possíveis.
Baños Colina são piscinas de águas termais – bem quentinhas – em meio a Cordilheira dos Andes, bem próximo a fronteira com a Argentina. São 7 piscinas de diferentes temperaturas desde o “pegando fogo” até o “morninho”. Brincadeiras a parte, todas são bem quentinhas com temperaturas que chegam a 60ºC.
As águas termais são fruto de aquecimento causado pelo vulcão San Jose, um dos maiores da região. A paisagem, nem precisava dizer, é de tirar o fôlego!
Apesar de ser bastante agradável permanecer nas piscinas aquecidas, o recomendado é que você não fique por mais do que 15 a 20 minutos para que não corra o risco de uma queda de pressão.
O local conta com vestiários, banheiros e chuveiros. Dessa forma, os visitantes podem se trocar e tomar banho antes do retorno a Santiago. A dica é já ir vestido com as roupas de banho pra não perder tempo tendo que se trocar quando chegar lá.
Dicas Finais:
- Aproveitem o visual na ida e deixem pra aproveitar o sono no retorno à Santiago;
- Caso considere necessário, leve remédio para enjoo;
- Leve pelo menos uma garrafa de água para passar o dia;
- Use calçados confortáveis e roupas leves (mas não deixe de levar um casaco bem quente porque no Embalse costuma fazer frio);
- Mesmo que não esteja aquele solzão, não esqueça do filtro solar;
- Imprescindível levar toalha e roupas de banho caso vá fazer o passeio completo, englobando as piscinas termais de Baños Colina.
Informações Úteis
A Snowtours foi nossa parceira e recomendamos DEMAIS! O Serviço é completamente diferenciado. Compartilhamos no relato nossa mais sincera opinião, todas as percepções e informações que conseguimos coletar dessa experiência. Esperamos que gostem!
SNOWTOURS
Site Oficial: snowtours.cl
Endereço: Dardinac 13, Barrio Bellavista, Santiago, Chile.
Telefone: (+562) 2982 8200 ou (+569) 7997 3170.
E-mail: reservas@snowtours.cl
Facebook: SnowToursChile
Instagram: @snowtours_chile