Melhores dicas do que fazer na Cidade do Panamá em 01 dia

2

A cidade do Panamá e suas belezas ainda são desconhecidas por muitos turistas como um destino final de viagem. Acredite, a cidade do Panamá tem muitos atrativos, é moderna e muito segura.

Desde a chegada da Copa Airlines no Brasil, cia panamenha de aviação, isso vem mudando gradativamente por conta de seu Hub no local que faz com que muitas pessoas façam conexão por lá ao embarcarem para os EUA ou Caribe.

Veja então as melhores dicas do que fazer na Cidade do Panamá em 01 dia.

A Cidade do Panamá 

Ao contrário do que muitos pensam a cidade do Panamá fica localizada as margens do oceano pacifico. É a capital do país e principal centro financeiro e econômico.

Do alto de seus 800 mil habitantes é bem organizada e surpreende pelos enormes arranhas-céus, os mais altos da América latina, fincados na parte moderna da cidade. Quem diria né? Por isso é considerada por muitos a “Dubai da América Latina”.

Apesar de toda essa modernidade, um dos seus principais atrativos é o Casco Viejo, local onde se encontra a sede da Presidência da República e também parte fundamental da história e cultura do país.

Além disso, é conhecida pelos seus shoppings e serviços bancários. Falando nisso, a moeda oficial é o Balboa mas não se engane, você não verá uma única nota dela! O dólar americano é que circula no dia a dia do país. Só existem moedas de balboa. Portanto, leve seus dólares e gaste normalmente – na padaria ou loja do shopping. A título de informação, 01 dólar é equivalente a 01 balboa.

Curiosidade: você sabia que o Panamá antigamente pertencia a Colômbia? A separação veio em 1903. Os EUA, reconhecendo o poder econômico do Canal do Panamá tinha interesse em se apoderar desse canal. Assinou um tratado com a Colômbia que daria poderes para administrar o canal do panamá mas este foi recusado pelo congresso colombiano.

Os americanos então resolveram apoiar o movimento separatista panamenho que veio a declarar a independência do pais em 04 de novembro de 1903. Em troca, lógico, do controle do Canal do Panamá. E adivinha quem foi o primeiro país a reconhecer a independência panamenha? os EUA, claro! Em 13 de novembro de 1903.

A Colômbia reconheceu a independência do Panamá somente em 1921 após um compensação de 25 milhões de dólares e um pedido de desculpas formal por parte dos EUA por ter se intrometido na questão.

Como chegar 

A principal porta de entrada é o aeroporto de Tocumén, que esta sendo ampliado e tem previsão de entrega de mais um terminal em 2019.

A Copa Airlines operada seu HUB nesse aeroporto e é principal companhia voando a partir do Brasil. Avianca e Latam também voam para lá.

Quando ir

A Cidade do Panamá tem temperaturas altas durante todo o ano com média de 26º, garantindo um clima quente em qualquer época.

O período seco, que pode ser considerado ideal para sua viagem, é aquele que engloba os meses de Janeiro à Abril. A partir de Maio até Dezembro as chuvas chegam e os meses com maior volume são Outubro e Novembro (menos recomendados).

O que fazer em 01 dia

Em fevereiro de 2018 foi nossa terceira vez na Cidade do Panamá. Os principais pontos turísticos nós já conhecíamos e durante mais uma visita pudemos constatar como o país vem evoluindo. O Casco Viejo cada dia mais bonito, revitalizado e seguro!

Canal do Panamá
Em nossa opinião, o carro chefe da cidade. Pelo menos quando pensamos em Panamá essa atração já nos vem a memória. Então seja em um roteiro de 1 dia ou até mesmo em uma conexão estendida de algumas horas é imprescindível visitar o local. É uma das mais famosas atrações do mundo.

O Canal do Panamá fica em Miraflores e a melhor maneira de se chegar até lá é de UBER. Para quem está fazendo conexão existem passeios com duração de 3 horas e que saem do próprio aeroporto, com foco no canal e passada rápida por alguns outros pontos turísticos. O custo é de 30 dólares por pessoa. Uma excelente opção!

Inaugurado em 1914, tem como finalidade principal ligar o oceano Pacífico ao Atlântico, visando gerar uma economia no transporte de cargas por navios transatlânticos. Imagine o trabalho de ter que fazer a volta na América do Sul inteirinha? rs. São 20 mil Km para fazer esse trajeto! Já a travessia no Canal são 77 Km de comprimento durante todo percurso e mais ou menos 8 horas para concluir o trajeto.

O ingresso para visitar o complexo Miraflores e ver de perto o funcionamento do Canal do Panamá contempla: o mirante para observação de navios gigantescos cruzando o canal, um museu de 04 andares sobre a história da construção e um filminho 3D. Tudo isso é muito legal para fazer com que o turista entenda perfeitamente a história do canal do panamá e como funciona o sistema das 3 eclusas que fazem com o navio migre do Pacífico para o Atlântico.

Definitivamente o ponto alto da visita é assistir o navio cruzando o canal, bem em frente aos seus olhos! Mas vá com tempo pois é um operação complicada e um pouquinho demorada. Aliás, nem sempre tem um navio atravessando as eclusas. Estes, aguardam enfileirados por até 48h por sua vez.

Custo do ingresso: U$15 (dólares americanos) por pessoa.

Curiosidade: o custo de um navio para atravessar o Canal do Panamá é calculado com base na carga que está sendo transportada. Reza a lenda que a embarcação que mais arcou até hoje foi ao custo de U$ 400 mil dólares. Por ali passam, aproximadamente, 12 mil embarcações por ano!

Casco Viejo 

O Casco Viejo é a parte antiga da Cidade do Panamá. É aqui que você vai andar pelas ruelas estreitas e ver aquelas casinhas antigas com suas varandas floridas. Em resumo é aquela cena típica de filme. Uma lindeza que só.

 

Para quem gosta dessas construções antigas e cheias de história, é demais! Bares, restaurantes modernos encravados nessas fachadas antigas, são um caso à parte. Em Casco Viejo se encontra a sede da Presidência do país, mas infelizmente não pode ser visitada. E devido a esse fato é uma das áreas mais seguras da cidade, uma vez que muitos seguranças da presidência ficam espalhados pelo local.

O Casco Viejo é considerado Patrimônio Histórico da Humanidade, portanto é aqui que você deve bater pernas sem rumo em meio a esse cenário pitoresco, experimentar um “raspon”, sentar em um café, almoçar, jantar ou tomar uma cerveja/drink em algum rooftop por ali. Então, se joga!

Curiosidade: Apesar de ser a parte mais antiga da Cidade do Panamá, não é onde originariamente o antigo povoado surgiu. Em 1691 a cidade foi invadida e destruída por Henry Morgan, um dos piratas mais famosos da Colômbia. Só após essa invasão, o povoado foi deslocado para o local hoje conhecido como Casco Viejo – escolhido por conta da proteção de uma barreira de corais que impossibilita a aproximação de embarcações.

As ruínas da cidade original ficam a alguns quilômetros e também podem ser visitadas. Recomendamos somente durante a parte da manhã acompanhados por alguém que conheça, pois fica em um área não tão segura.

Algumas das principais atrações do Casco Viejo são:

  • Plaza de Francia
  • Baluartes defensivos
  • Las Bovedas
  • Arco Chato
  • Catedral do Panamá
  • Plaza Bolivar
  • Museu do Canal do Panamá
  • Teatro nacional
 Albrook Mall

Para quem busca fazer algumas compras no Panamá, acreditamos que a melhor opção seja o AlbrookMall. Um shopping gigantesco que muito lembra o Sawgrass, em Miami. Prepare suas pernas!

O shopping tem preços melhores que no Brasil, mas não é lá essas coisas como muitos imaginam quando se fala em Panamá. Principalmente por conta do câmbio extremamente elevado para nós, brasileiros.

Quem vai seguir viagem pelo caribe uma boa dica é comprar snorkel e boias. Pagamos 10 dólares no snorkel e vimos boias a partir de 3 dólares numa loja chamada “Do It”.

Cinta Costaneira

Projeto urbano de revitalização ao redor da avenida Balboa, uma das principais da cidade. É composta por parques e um calçadão super propício para a prática de atividades ao ar livre, como caminhadas, corridas ou andar de bicicleta. O bônus é a vista privilegiada da parte moderna da cidade!

 

Se estiver vindo ou indo em direção ao Casco Viejo o mercado de mariscos é caminho! Vale demais um visita – mas cuidado com os diversos pelicanos que se amontoam nos telhados por ali rs.

Amador causeway

Acreditamos que é daqui que se tem uma das vistas mais bonitas da Cidade do Panamá. A Amador Causeway é um avenida que liga o continente às ilhas Flaminco e Perico. É lindíssima e vale uma passagem de carro com parada em algum dos mirantes, um passeio de bicicleta ou até mesmo a pé apreciando a paisagem dos arranha-céus e dos navios que passam ali por perto.

Na última ilha existe um pequeno shopping, que eles chamam de Duty Free. Compramos algumas lembrancinhas por ali e algumas outras coisas tinham muito bom preço (bebidas, perfumes). Vale a pena visitar!

Centro Municipal de Artesanias Panamenas

Esse é o lugar ideal para quem busca comprar lembranças, artesanatos e o tão famoso chapéu Panamá! Aqui os artesãos oferecem melhores preços em comparação com o Casco Viejo em virtude da menor quantidade de turistas. Pagamos 20 dólares no mesmo chapéu que é vendido no Casco Viejo por valores entre 30 e 50 dólares.

Uma verdadeira imersão na cultura panamenha é vista no centro municipal. Muitos índios ainda vestidos a caráter estão a frente de suas barraquinhas cheias de cultura e objetos fabricados à mão.

Biomuseu

Nunca entramos no Biomuseu, mas é uma das atrações turísticas da cidade. Pra quem tem mais tempo pela cidade dizem que super vale a visita.

O ingresso custa U$ 18,00 por pessoa.

Horário de funcionamento:

Não abre às Segundas. Terça a Sexta – 10h às 4h. Sábado e Domingo – 10h às 5h.

Quer saber uma opção bacana de hospedagem em um dos melhores bairros da Cidade do Panamá? Clique aqui e saiba onde ficamos.

Dicas Finais

  • Melhor meio de se locomover: UBER;
  • Tomada: Modelo Palito (igual ao americano);
  • Fuso Horário: 02 horas a menos que no Brasil (com ressalva do horário de verão);
  • OBRIGATÓRIA a apresentação de Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela;

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá, recomendo fazer um tour pela Cidade do Panamá que é linda, se ficar mais de 5hs em conexão já vale a Pena. Deixo o contato do Fernando Cortez( Celular: 507- 6948-3890), instagram: fc_guia panama , ótimo guia e muito atencioso. É panamenho porém fala muito bem o português. Muito importante levar a vacina da febre amarela.

    • Oi, Layla!

      Obrigada pelo seu comentário e por colaborar para que esse nosso espaço tenha cada vez mais dicas legais e ajude outros turistas <3

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here