
O City Tour em Aracaju é importantíssimo para conhecer um pouco mais da história da região e passar pelos principais pontos da cidade. É muito indicado para quem tem poucos dias ou não pode fazer muitos deslocamentos a pé, então faz um apanhado geral.
O estado de Sergipe é o menor da federação em território. Conta com uma população que beira os 2,3 milhões de habitantes. Apesar de pequeno e fazendo fronteira com Alagoas e Bahia, vem crescendo demais no que toca ao turismo.
City Tour em Aracaju
O City Tour em Aracaju tem saída às 9:00h da manhã e previsão de retorno às 12:00h. Fizemos o passeio com a nossa parceira Toptur. Foi oferecido um bônus aos clientes que tiverem interesse em estender o passeio até às 15:00h numa barraca de praia no litoral sul (como mudaríamos de hotel nesse dia e tínhamos ainda que fazer check-out, preferimos não estender a tarde na praia).
Tem início com o veículo próprio da empresa buscando os turistas em seus hotéis. A partir daí o tour começa pela Orla do Atalaia, com o guia de turismo da empresa explicando cada lugar pelos quais passamos.
Curiosidade:
A cidade de Aracaju foi fundada em 1955 por Inácio Rui Barbosa. Construída em área de pântano, é um cidade completamente plana. O aterramento dos pântanos e a canalização dos rios realizados à época da construção da cidade, repercute até os dias atuais. Em período de chuvas, ocorrem grandes alagamentos com a subida abrupta do nível dos rios, que não são suportados pelas estruturas e canais construídos.
São três as paradas previstas: Os Mercados Antônio Franco e Albano Franco, Alto da Colina de Santo Antônio e Praça Olímpio Campos (Centro Histórico).
Partindo da Orla do Atalaia, chamam atenção as quadras poliesportivas, de tênis, futebol, kartódromos, uma infinidade de restaurantes e as feirinhas de artesanato e do turista. Paisagismo e coqueiros complementam o charme e beleza do visual. Tudo isso compõe a Orla mais bonita do Brasil.
OBS.: O transfer do passeio apenas passa pelo letreiro e pela escultura do caranguejo. Não há parada para fotos neste local. Descemos ali e tiramos nossas fotos ao fim do City Tour em Aracaju.
Seguindo viagem, na direção Norte, atravessamos a ponte e chegamos à avenida Beira Mar, no bairro 13 de Julho – que é o metro quadrado mais caro da cidade. Passamos pelo Mirante da 13 de julho, pelo Iate Clube de Aracaju e pela, lindíssima, orla da beira mar – que margeia, na verdade, o Rio Sergipe – completamente reformada e estruturada.

Logo após passamos pelo Museu da Gente Sergipana (que valia uma parada pois é atração imperdível na cidade), Ponte do Imperador Dom Pedro I (leva esse nome pois foi construída para receber a embarcação do imperador), chegando em nossa primeira parada: Os Mercados Antônio Franco e Albano Franco.

A Primeira parada
Os mercados são vizinhos, a uma distância em torno de 3 minutos de caminhada entre eles, no máximo. Essa primeira parada do city tour em Aracaju tem duração de 40 minutos.
No Mercado Antônio Franco é onde podemos encontrar o melhor da cultura popular Sergipana. Repentistas, literatura de cordel, artesanato, doces, queijos, farinha de tapioca e comidas típicas podem (e devem!) ser compradas. É aqui que a famosa castanha é mais barata – pelo menos pra nós, cariocas – custando R$ 48,00 o quilo (valor da maioria das lojas, referente à Outubro/2017, pagando em dinheiro).
Já no mercado Albano Franco, o principal fica por conta de verduras, legumes e frutas frescas. É aqui que você deve experimentar a fruta mais famosa do Estado de Sergipe: a Mangaba.
Curiosidades:
- Ao contrário do que muitos pensam, apesar do nome Aracaju, a Mangaba é a fruta mais produzida no estado. O Caju, fica em segundo lugar. Sabia disso?
- A mangaba não é colhida! Ué, mas como assim? É verdade. A fruta só fica boa pra consumo quando cai naturalmente da árvore. Legal né? Isso porque a mangaba retirada da árvore tem uma goma e um sabor mais amargo. Por isso, se quiser comprar/comer uma boa mangaba, pergunte primeiramente se é mangaba “de queda”. Essa sim é mais doce, madura e prontinha pra consumo. As mangabas de queda, no entanto, são mais difíceis de encontrar e geralmente mais caras por isso.
Dica: Aqui, no segundo andar, fica localizado o famoso restaurante Caçarola, que vale a visita em uma outra oportunidade.
Segunda parada
Seguindo viagem, a segunda parada do city tour em Aracaju é no Alto da Colina de Santo Antônio. Ali tem uma igrejinha que leva o mesmo nome: igreja de Santo Antônio – simples mas muitíssimo charmosa. Essa parada tem duração de 15 minutos.

De extrema relevância pois foi lá que Aracaju nasceu. É o marco zero, o ponto mais antigo da cidade. A necessidade de escoar a produção foi o principal motivo de povoar esse local.

Reza a lenda que os casais que pretendem se casar deve dar três voltas, de mãos dadas, na pequena igrejinha. E pra quem pretende renovar os votos de casamento deve fazer a mesma coisa.
Em frente à igrejinha tem um mirante com uma das mais belas vistas da cidade de Aracaju e, também, do Rio Sergipe e sua ponte estaiada que liga Aracaju à Barra dos Coqueiros.
Dica: bem ao lado da igreja de Santo Antônio tem uma pequena sorveteria onde é possível experimentar o famoso sorvete de Mangaba, entre outros sabores regionais. De quebra, rola aquele frescor pra amenizar o calorão sergipano.
Terceira parada
Terceira e última parada é no centro histórico de Aracaju, na praça Olímpio Campos. O tempo de parada aqui foi de 50 minutos.
O destaque é sem sombra de dúvidas a Catedral Metropolitana de Aracaju, que está em obras e terá a fachada completamente reformada.
Ao lado esquerdo da praça fica o Museu do artesanato de Sergipe, que merece uma visita.
Na parte da frente, adentrando na Praça Almirante Barroso, prédios imponentes e carregados de história: Procuradoria do Estado de Sergipe e a Câmara Municipal de Aracaju.
Seguindo no mesmo quarteirão, no sentido da ponte do imperador (bem atrás da PGE) fica belissímo Palácio Museu Olímpio Campo. Inaugurado em 1963, o prédio foi a sede do governo do estado de Sergipe até 1995. Foi transformado em museu no ano de 2010.
Curiosidade: O imperador Dom Pedro I, visitou o palácio quando ainda estava em obras em 1860.
Por sua vez, atrás da Câmara Municipal de Sergipe fica o Palácio Fausto Cardoso, que foi sede da Assembleia Legislativa do estado de Sergipe até poucos anos atrás.
Ao lado direito da Praça Almirante Barroso ficam algumas instituições como o Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe e a nova sede da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe.
Vale ressaltar que essa área da cidade e lindíssima e merece uma visita com mais calma, principalmente para quem é fã de história e arquitetura antiga. Adoramos conhecer essa parte da história de Sergipe!
O que levar
- Máquina fotográfica;
- Água;
- Roupas leves / roupas de banho;
- Óculos de Sol;
Informações Úteis
Toptur Aracaju
Site Oficial: Toptur
Telefone: (79) 3179-5050 / (79) 3179-5052
Lojas fisícas:
- Avenida Augusto Maynard, 459, São José, Aracaju;
- Av. Santos Dumont, 1807 – Praia dos Artistas, Aracaju (Hotel da Costa);
- Av. Santos Dumont, 478 – Atalaia, Aracaju (Hotel Jatobá).
Aproveite para seguir a TopTur no Instagram: @topturaracaju.
POST APOIADO – cortesia no passeio (transfer). A Toptur Aracaju nos convidou para conhecer seus serviços. O relato foi baseado em nossa própria experiência e livre opinião, não tendo qualquer influência editorial da parceira. O Dica de Turista tem compromisso com seus leitores de sempre manter a transparência.