
Um dos principais atrativos de Santiago do Chile são as diversas opções de vinícolas espalhadas pela região do Vale del Maipo. A Concha y Toro é a vinícola mais famosa do país e internacionalmente conhecida uma vez que é uma das maiores exportadoras. Além disso, os amantes do futebol já devem ter se atentado que a vinícola é uma das patrocinadoras do Manchester United, um dos maiores clubes do mundo.
A Vinícola Concha y Toro
A Vinícola Conha Y Toro foi fundada em 1883 por Dom Melchior de Concha y Toro sendo esse o motivo do nome da vinícola, que levou o sobrenome de seu criador. Dessa forma, a história começou com a construção de um casarão, na comuna de Perquin, em sua fazenda de 4 mil metros quadrados e 23 hectares.
Dom Melchior era um político famoso no país e um grande apreciador de vinhos. Com o tempo livre começou a perceber que cepa que trouxe de Bordeux, na França, estava se adaptando muito bem ao solo e clima da região. Isso, pois, é chamado de “terroir”.
O terroir é, portanto, uma palavra francesa sem tradução em outros idiomas. Ela traduz uma combinação entre o solo e o clima de determinadas regiões, que possibilitam o nascimento de um tipo de uva que – naquelas condições – expressa livremente sua melhor qualidade.
Com a abertura do capital da Concha y Toro, Eduardo Gillizarte, impulsionou e tocou todo o crescimento da empresa. Atualmente conta com 54 vinícolas espalhadas por diversos lugares, como por exemplo Mendoza- ARG e Califórnia-USA. Além disso, em área de parreiral são quase 11 mil campos de futebol. Por fim, a produção atinge 400 milhões de litros de vinho por ano.
Espécies de Tours na Concha y Toro
A Vinícola Conha Y Toro tem algumas opções de tours: Tour Tradicional, Tradicional Plus, Tour Casillero e o Tour Experiência Don Melchor.
Nesses tours estão incluídos os seguintes atrativos:
- Passeio pelos jardins, parque e exterior da residencia de verão da família Concha y Toro;
- Degustação de vinho e taça de brinde;
- Vista panorâmica do Vale do Maipo, visita ao vinhedo Pirque Viejo;
- Aprender de onde vem o vinho da Concha y Toro no jardim de variedades, local com 26 cepas de uvas viníferas;
- Visitação das bodegas de guarda, entre elas, a centenária Casillero del Diablo, local que dá origem a lenda do vinho.
Diferencial do Tour Marquês:
- Degustação exclusiva do vinho Super Premium Marques de Casa Concha em harmonia com queijos finos;
- Degustação de uma seleção de vinhos.
Tour Tradicional
Nossa opção foi por fazer o Tour tradicional. Isto porque o passeio pela vinícola e a visita ao Casillero do Diablo, que eram nossa preferência, estão incluídos nesse tour.
1ª parada: Casa de verão da família Concha y Toro e passeio pelos jardins
A primeira parada é na residência de verão da família Concha y Toro, onde foi iniciada toda história da vinícola. Assim, durante 10 minutos nosso guia faz uma breve apresentação e pincelada desde a origem até os dias atuais da empresa.
Não é permitida a entrada na residência durante esse tour, sendo esta uma parada basicamente para explicações históricas e fotos. Portanto, seguindo o passeio pelos jardins da vinícola, é possível observar de longe o tamanho da propriedade e toda sua beleza. Não é à toa que foi eleita como uma das mais belas do Chile.
2ª parada: Degustação
A segunda parada consiste em uma pausa em meio ao jardim para degustação de um típico vinho branco da vinícola Concha y Toro: o Trio.
Nesse momento, o guia explica o motivo pelo qual foi criada a taça e a maneira correta de segurar. O suporte fino abaixo do copo possui a função de não tocarmos diretamente no compartimento onde se encontra o vinho. Isto porque o calor das nossas mãos podem aquecer o líquido e influenciar no seu sabor. Sabia disso?
Por sua vez, a parte superior da taça serve para fazer a oxigenação. Gire a taça, fazendo movimentos circulares para sentir os aromas que o vinho traz. Por fim, o formato da “boca” tem a finalidade de direcionar o vinho exatamente para as partes das papilas gustativas em que sentimos suas notas e intensidade.
Os três processos que devem ser realizados, em cada degustação, são: observar, sentir e provar. A taça é um presente da Concha y Toro para todos que realizam o tour.
3ª parada: Jardim de Variedades
A terceira parada é na área dos parreirais, em meio a diversos tipos de terrois da vinícola Concha y Toro. Desse local é possível observar, bem de pertinho, as plantações e o cuidado dispensado.
4ª parada: Degustação – vinho tinto
Essa parada é realizada em um imenso terraço com vista privilegiada para os parreiras e Vale do Maipo. O local é muito bonito! Então aproveite para tirar umas fotos de recordação.
Além disso, foi realizada uma degustação do vinho tinto, Terrunyo, safra de 2017. O tipo do vinho era Carmenere, que harmoniza perfeitamente com pratos da gastronomia italiana. Aprendemos que a respeitar a temperatura ideal de consumo de um vinho faz toda diferença na experiência que teremos. Isto porque o gosto pode mudar, sentir mais o teor alcoólico, amargor, entre outras coisas.
Durante a degustação o guia faz várias explicações sobre as uvas vermelhas e os vinhos tintos, uvas, colorações e tipos, como por exemplo o Malbec, Carmenere e Merlot.
5ªparada: Bodegas de Guarda e Casillero del Diablo
Essa é sem dúvida nenhuma o ponto chave da visita a vinícola Concha y Toro. As bodegas de guarda são onde os vinhos descansam nas barricas, de carvalho ou de material mais moderno. É possível observar inúmeras barris dispostos em enormes salões.
Mas o momento mais aguardado pelos turistas é a visita a Casillero del Diablo, que leva o nome de um dos vinhos mais famosos da CyT.
No momento que entramos no Casillero a porta se fecha automaticamente, a luz começa a piscar e se apaga. Então se inicia um show com direito a projetor e filminho que conta a história do local desde sua construção.
Casillero del Diablo: a lenda
A mais de 100 anos atrás, no ano de 1883, quando Dom Melchior de Conha y Toro trouxe para o Chile as mais exclusivas cepas da região de Bordeux, França. A adaptação foi perfeita, em razão do clima e solo às margens do Rio Maipo, aos pés da Cordilheira dos Andes.
Dom Melchior então mandou construir um Casillero no fundo da adega para guardar os melhores vinhos. Isto porque lá teriam condições ideais de temperatura e umidade, para desfrutar somente em ocasiões muito especiais.

Diante da repercussão positiva dos vinhos, o Casillero começou a ser saqueado. A bodega foi roubada por diversas vezes. Com a finalidade de acabar com os roubos, Dom Melchior espalhou a notícia de que em sua adega habitava o próprio diabo.
Esse fato não tirou a coragem dos assaltantes que não acreditaram no boato e tentaram, mais uma vez, roubar os vinhos da adega.
Dom Melchior esculpiu em uma madeira a imagem do diabo e colocou uma vela, para projetar a sombra. Ou seja, como o fogo da vela não fica parado, a sensação era de que o capiroto ficava andando por dentro do Casillero. Assim, quando houve novamente uma tentativa de furto de vinhos, os ladrões se depararam com a imagem do diabo e a lenda se tornou verdadeira e real.
Depois desse dia, nunca mais uma garrafa foi roubada desse Casillero pois o próprio diabo habita e cuida do lugar. Conta-se que essa lenda percorreu o mundo. E, aí? “Cê acredita”?
Como chegar
Nosso passeio foi realizado com a empresa SnowTours, que recomendamos de olhos fechados! A grande vantagem de fazer esse passeio com uma agência de turismo foi só ter que se preocupar em degustar e aproveitar cada momento.
Fizemos também os tours em Santiago e arredores com eles em 2013, em nossa primeira vez na capital chilena. Assim, podemos garantir que o serviço – que já era ótimo – de lá pra cá só melhorou. Portanto, não pensem duas vezes antes de entrarem em contato com eles para cotar seus passeios por lá.
SnowTours
A SnowTours foi nossa parceira nessa viagem a Santiago. Compartilhamos no relato nossa mais sincera opinião, todas as percepções e informações que conseguimos coletar dessa experiência. Então, esperamos que gostem!
Site Oficial: snowtours.cl
Endereço: Dardinac 13, Barrio Bellavista, Santiago, Chile.
Telefone: (+562) 2982 8200 ou (+569) 7997 3170.
E-mail: reservas@snowtours.cl
Facebook: SnowToursChile
Instagram: @snowtours_chile