Crôa do Goré e Ilha dos Namorados: o passeio mais pedido de Aracaju

0
Ilha dos Namorados
Ilha dos Namorados

Para quem pretende visitar o Sergipe é preciso disponibilizar alguns dias pela capital, Aracaju. Existem muitos passeios legais pela região que merecem ser destacados, mas foque no nome desse aqui: Crôa do Goré e Ilha dos Namorados.

Esse é um dos passeios mais recomendados na região pois além de ser muito legal, fica bastante próximo à Orla do Atalaia, local onde se hospedam a maior parte dos turistas. Outra vantagem é que esse passeio tem duas saídas diárias possibilitando a quem chegou no meio da manhã correr para fazer o passeio da tarde, se tiver pouco tempo livre na cidade.

Como funciona o Passeio da Crôa do Goré e Ilha dos Namorados

O passeio tem início com o transfer da TopTur te buscando diretamente no seu hotel e segue pelo litoral sul até a Orla Pôr do Sol, que fica no povoado do Mosqueiro, à 20 km da Orla do Atalaia.

O caminho é bem bonito, passando pelas praias lindas e desertas do litoral Sul. O guia conta um pouco sobre todos esses lugares que vamos passando.

Microonibus da Toptur
Microonibus da Toptur nos buscando na porta do hotel

O passeio tem duas paradas: Crôa do Goré e Ilha dos Namorados e a ordem de parada depende muito de como a maré esteja no dia do seu passeio. A duração total fica em torno de 4:30h.

Chegando à Orla Pôr do Sol é hora de embarcar em um Catamarã, com capacidade para 250 pessoas, com destino a felicidade! rs. A navegação é feita pelo Rio Vaza Barris, próximo ao encontro entre este e o mar.

A curiosidade é que a água que prevalece é a salgada, pois a água do Rio não tem força para empurrar a água do mar e acabam se misturando.

Embarque no catamarã para a Croa do Goré
Embarque no catamarã para a Croa do Goré

O catamarã é regado com muita música e animação, bar servindo comidas e bebidas durante todo o passeio, inclusive durante as paradas. Bastante confortável, deixa para o turista apenas o árduo trabalho de observar as lindas paisagens do caminho. Áreas de mangue de vegetação preservada e condomínios de luxo podem ser vistos durante o trajeto.

Lindas paisagens do Rio Vaza Barris
Lindas paisagens do Rio Vaza Barris

A ponte Joel Silveira, inaugurada em 2010, é um dos destaques do passeio, tendo sido mencionada até em campanha do Ministério do Turismo. Nós passamos bem embaixo dela rumo à primeira parada.

Ilha dos Namorados

Nossa primeira parada foi na Ilha dos Namorados, decidido pelo capitão conforme o fluxo da maré no horário do passeio. O trajeto até lá levou em torno de 40 minutos. O tempo  de permanência no local é de 2 horas.

Apesar do nome não é uma ilha propriamente dita e, sim, um enorme banco de areia. Essa extensa faixa de areia divide o encontro do Rio Vaza Barris com o mar.

Curiosidade:  Por que tem esse nome? Reza a lenda que um casal de namorados, querendo maior privacidade, atracou seu pequeno barco na “ilha”. Não percebendo o fluxo, a maré levou o barquinho, e eles acabaram ficando ilhados durante dois dias até serem socorridos por um pescador.
História de pescador? Não sei. Mas é bem criativa. rs
No clima da Ilha dos Namorados rs
No clima da Ilha dos Namorados rs

A estrutura da ilha é sensacional, com bar/restaurante montado na areia, muitas mesinhas com guarda sol para tomar uma boa cervejinha. Rede de vôlei, bolas de futebol e frescobol estão à disposição da galera.

Ahh mas eu queria relaxar! Opa, então vamos lá: cabanas cobertas com esteira de frente para água. Redes dentro d’água, no melhor estilo Jeri são a atração do local.

Redes dentro d'água pra relaxar
Redes dentro d’água pra relaxar

Na ilha dos namorados é possível ver o encontro do Rio vaza Barris com o mar, caminhar por perto de manguezais e andar sem rumo nesse “deserto” de areia. Que lugar lindo!

E toda essa estrutura não é permanente na ilha. É montada e pertence à equipe do catamarã, o que faz desse passeio único e muito exclusivo.

Definitivamente a ilha dos namorados é o ponto alto do passeio – na nossa opinião, claro! A imensa beleza da região aliado ao encontro do rio com o mar transformam o local em um verdadeiro paraíso. Some-se a isso, aquelas redes maravilhosas para esquecer do mundo.

 

Crôa do Goré

A segunda parada foi na Crôa do Goré. O percurso levou em torno de 20 minutos e o tempo de permanência foi de 01 hora.

O local leva esse nome por conta dos famosos Gorés, que são pequenos crustáceos – da família dos caranguejos – que vivem na beira dos manguezais. Se escondem rapidamente quando percebem nossa presença. Observe com atenção e conseguirá vê-los entrando e saindo de seus pequenos túneis na areia do mangue.

Crôa é uma elevação de terra nos rios e mares – famoso banco de areia. A maré vazante é a hora perfeita para aproveitar o passeio, pois a crôa fica aparente. Esse fenômeno dura em média 6 horas por dia.

Crôa do Goré
Crôa do Goré

Muitas barracas com cobertura de palha, mesas e cadeiras para proporcionar aquele relax. Chegamos com areia tomando conta do local, mas em menos de 40 minutos foi possível perceber como a natureza é maravilhosa: estava quase completamente alagado! A água, chega na altura dos tornozelos e é uma excelente pedida para refrescar.

O local se transforma em uma imensa piscina natural rasinha e sem ondas, para todos se esbaldarem, principalmente as crianças!

O bar flutuante chama atenção e serve sucos, cerveja gelada, petiscos e pratos típicos da região. Dica: experimente o pastel de Aratu – da família do caranguejo.

Bar flutuante na Crôa do Goré
Bar flutuante

A crôa do goré estava lotada de gente! Provavelmente pela fato de ser sábado, final de semana. Não conseguimos uma mesa, então abrimos nossa funbag e curtimos a crôa em nosso sofá privativo! rs.

Crôa do Goré
Relaxando na funbag

É possível fazer SUP, canoagem ou relaxar nas barraquinhas. Na direção do manguezal é possível tirar fotos em uma árvore cravada no meio do Rio (se não estiver alagado).

Crôa do Goré
Praticamente uma obra de arte no meio do mangue

Preços

Nos fizemos o passeio para a Crôa do Goré, com a Toptur. São duas saídas: 8:00 e 14:30h, de terça-feira a domingo.

A vantagem de fazer o passeio a tarde é poder desfrutar de um lindo por do sol. Além disso, é possível fazer o passeio mesmo tenha chegado na cidade no período da manhã.

O passeio custa R$ 110,00 por pessoa, no cartão de crédito. O catamarã está incluso!

Dica: Pagando em dinheiro tem desconto!

O que levar

  • Protetor solar;
  • Óculos de sol;
  • Roupas de banho;
  • Use roupas leves;
  • Câmera fotográfica;
  • Dinheiro em espécie é sempre boa pedida (mas no catamarã eles aceitavam débito);
  • Toalha, se pretende voltar com outra muda de roupa.

Dicas Finais

  • O movimento aos finais de semana é bem maior. Se for nessa epóca, reserve seu passeio com antecedência com a Toptur.
  • No primeiro passeio do dia é mais fácil encontrar a Crôa do Goré com menos turistas.
  • Na Crôa do Goré, não pegue as mesas mais próximas ao rio pois serão as primeiras a alagar quando o a maré começa a subir.

Informações Úteis

TOPTUR ARACAJU

Lojas fisícas:

  1. Avenida Augusto Maynard, 459, São José, Aracaju;
  2. Av. Santos Dumont, 1807 – Praia dos Artistas, Aracaju (Hotel da Costa);
  3. Av. Santos Dumont,, 478 – Atalaia, Aracaju (Hotel Jatobá).

Site: Toptur

Telefones: (79) 3179-5050 / (79) 3179-5052

Aproveite para seguir a TopTur no Instagram: @topturaracaju.


POST APOIADO – cortesia no passeio (transfer e catamarã). A Toptur Aracaju nos convidou para conhecer seus serviços. O relato foi baseado em nossa própria experiência e livre opinião, não tendo qualquer influência editorial da parceira. O Dica de Turista tem compromisso com seus leitores de sempre manter a transparência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here