
O Eataly São Paulo é, nada mais, nada menos que o maior centro de turismo gastronômico da América Latina. Por isso, o local preza pelo binômio qualidade e simplicidade no preparo de seus pratos para conquistar de vez o coração de todos que o visitam.
A rede é sinônimo de qualidade e rapidamente se tornou destaque na capital paulista. Um dos motivos é que a experiência vai muito além da gastronomia. Desta forma, trata-se de um verdadeiro empório em meio a capital Paulista, reunindo o melhor da culinária italiana.
Como sugere o slogan: “Coma. Compre. Aprenda.”
Você está pronto pra uma experiência completa?
O Eataly
O nome tem origem na junção de duas palavras em inglês: EAT (comer) e ITALY (Itália).
O conceito do Eataly foi criado em 2004 e, depois de 3 anos, o Eataly abriu sua primeira loja em Turim, na Itália em janeiro de 2007. Atualmente são 38 lojas espalhadas por 4 continentes.
A ideia é bem simples: reunir tudo que envolve a culinária italiana em um mesmo lugar. Ou seja, desde a experiência de saborear os pratos, assistir a preparação, entender os ingredientes e receitas até comprar os alimentos italianos de qualidade pra levar pra sua casa.
Eataly São Paulo
Não à toa que São Paulo foi escolhida para ser a primeira cidade da America Latina a receber uma loja Eataly. Isto porque a cidade concentra a maior população italiana que vive fora da Itália. Que responsabilidade hein?
A ideia é que o Eataly São Paulo seja uma referência da cultura italiana tanto para os italianos que moram na cidade quanto para os turistas que visitem a capital paulista.
A estrutura do Eataly é composta por restaurantes, um mercado com mais de 7.000 produtos italianos ou de produtores locais que seguem as receitas tradicionais e um espaço dedicado a workshops e eventos. São três andares de um enorme complexo que mais se parece com um shopping center conectando essas três experiencias em um lugar único no Brasil.
Por falar em mercado, todos os ingredientes dos pratos que você experimentou no Eataly são vendidos lá mesmo.
Sendo assim, o Eataly São Paulo é ideal para um passeio completo com a família: restaurantes, cafés, mercado e imersão em milhares de produtos e curiosidades. Tem até livraria!
Restaurantes
São 7 restaurantes que compõe a estrutura gigantesca do Eataly São Paulo. Nossa experiência foi toda voltada para o Rossopomodoro – La Pizza e La Pasta.
As outras opções são: Trattoria Italiana, La Risotteria, Bistecca, Mare Pesce & Vino e Pizza Romana.
Por fim, uma dica legal é visitar o estande da Nutella, no primeiro piso, e se deliciar com opções de crepes de dar água na boca.
Rossopomodoro
La Pizza
Em São Paulo e, principalmente, no Eataly a pizza é muito valorizada. Então, com base no rigoroso sistema de qualidade italiano, é produzida no estilo napolitano: a borda é alta, muito macia e, ao mesmo tempo, muito leve.
Isso se dá pelo fato de que, além de trabalharem com produtos de alta qualidade, o preparo da massa também tem cuidados especiais: usa-se muito pouco fermento. Além disso, a massa deve ficar “descansando” por pelo menos 24 horas para crescer, e os ingredientes devem refletir a generosidade do Mediterrâneo. Tudo fresquinho e artesanal.
Outra coisa muito legal é que no restaurante La Pizza, as redondas são preparadas na frente dos clientes pelos experientes pizzaiolos da Rossopomodoro. O preparo da delicada massa é quase uma atividade artística que hipnotiza, literalmente.
Você pode se sentar no balcão e admirar do início ao fim toda a habilidade dos pizzaiolos no preparo das pizzas. Assim, aproveite a oportunidade para filmar e/ou tirar muitas fotos desse momento.
Curiosidade: as pizzas ficam prontas em apenas 1 minuto no forno que tem temperatura média de 450ºC.
La Pasta
Além das pizzas, a Itália é sinônimo de pasta. Embora não se resuma a essas duas opções gastronômicas, definitivamente.
No La Pasta você também pode comer sentado no balcão, observando o preparo dos variados pratos na bonita cozinha de conceito aberto.
O restaurante tem uma generosa variedade de pratos feitos com massas artesanais secas e frescas e outros produtos de muita qualidade. Aliás, os itens utilizados em todas as fases do preparo dos pratos são comercializadas também no mercado do Eataly. Ou seja, você pode comprar e levar pra fazer o verdadeiro MasterChef em casa. Dá pra acreditar?
Nossas Escolhas
Nossa experiência gastronômica no Eataly São Paulo foi indescritível e única. Ficamos muitíssimo surpresos com a qualidade e com a explosão de sabores dos pratos que experimentamos. Poucas vezes desfrutamos de sensações parecidas!
Advertência: a partir desse momento essa pagina mostrará cenas fortes, impróprias para quem está em uma dieta restrita!
Entrada
Para começar, pedimos como Antipasti o famoso Arancini. A porção é composta por 3 bolinhas de arroz frito recheadas com ragu de linguiça e mozzarela di bufala “tuttolatte”.
Por fora, crocante e sequinho. Por dentro, o arroz temperado e bem recheado com mozzarela. Surpreendente!
Pratos
O restaurante tem muitas opções de pratos e preços bem democráticos a partir de R$30 – Spaghetto Al Pomodoro. Além disso, uma opção legal é o prato do dia, com valor bem atrativo.
Depois de muito olhar o cardápio – perdidos entre tantas opções – decidimos pedir dois pratos diferentes pra que pudéssemos experimentar um pouco de cada.
• Penne, Zucchine e Gamberi
Massa seca de Gragnano com camarões frescos, creme de leite, abobrinha, limão, alho e hortelã.
O molho é super cremoso e fresco ao mesmo tempo, com paladar marcante. Aliás, textura da massa e a harmonia entre os sabores do prato é algo que sequer consigo descrever!

• Lasagne Alla Bolognese
Clássica lasanha de massa verde com ragu alla bolognese gratinada com Grana Padano.
Outra excelente surpresa do Rossopomodoro. Nunca comemos nada igual! A massa da lasanha é algo de outro mundo: você coloca na boca e ela simplesmente derrete. Isto é, textura e sabor espetaculares!
Sobremesa
Por fim, para a sobremesa, escolhemos um Tiramisu e dois cafés pra acompanhar. O doce serve uma pessoa, entretanto os pratos são tão bem servidos que preferimos dividir a sobremesa. Tinha como encerrar a experiência de uma forma melhor?
Ficamos simplesmente SEM PALAVRAS! Portanto, parada obrigatória pra quem visita São Paulo. Não deixem de conhecer! Afinal, vida é muito curta para não comer e beber bem!
Mercado
No primeiro piso do Eataly São Paulo funciona um mercado onde são vendidos os todos os produtos utilizados nos restaurantes para o preparo dos seus pratos. Além do mais, mercado possui 6 setores de produção artesanal e permite que os produtos utilizadas e comercializados sejam sempre frescos e de qualidade. Ou seja, um grande diferencial! Afinal, comer e comprar produtos de qualidade é um direito de todos, né?
Frescos
No setor de produtos frescos são vendidos massas artesanais, produtos de padaria, mozzarella fresca, peixes e frutos do mar e açougue com carnes originadas de fazendas familiares. Além disso, hortifruti de produtores locais que priorizam a qualidade e sazonalidade dos produtos, laticínios de alta qualidade, embutidos e queijos.
Mercearia
Na mercearia tem grande variedade de massas, arroz arbóreo para risotos e vários grãos, molhos e temperos, variedade de azeites, café, seleção de biscoitos e chocolates. Em suma, conta com os melhores produtos italianos trazidos exclusivamente para o Eataly.
Bebidas e outros
Além disso, tem o setor de bebidas com uma enorme variedade de vinhos importados e com excelentes preços. Aliás, caso você compre um vinho é possível bebe-lo por ali mesmo sem pagar a rolha! Legal né?
Cursos no Eataly São Paulo
Por fim, com a finalidade de deixar a experiência ainda mais completa, o Eataly São Paulo disponibiliza cursos para aprender e aprofundar a arte dessa culinária única e ser um perfeito chef para todas as ocasiões. Ou seja, perfeito para os apaixonados por gastronomia!
Informações Relevantes
Eataly
Site: www.eataly.com.br/
Facebook: Eataly Brasil
Instagram: @eatalybr
Rossopomodoro
Site: La Pizza
Facebook: Rossopomodoro São Paulo
Instagram: @rossopomodorosp
Horário de funcionamento:
De domingo a quinta das 8h às 23h, sexta e sábado das 8h às 23.
Endereço: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1489. São Paulo.