
O Rio Triste é uma das melhores opções de flutuação em Nobres onde você tem oportunidade de ter ainda mais contato com a natureza. A alta concentração de calcário das suas águas deixam seu azul quase transparente, com uma visibilidade incrível.
A diversidade de peixes e a flora do local só vem pra completar o colorido subaquático que vai encantando na medida em que a leve correnteza do rio te conduz.
Como Chegar no Rio Triste
O local da flutuação fica na Fazenda Água Branca, à 17km da vila de Bom Jardim, indo no sentido Rosário do Oeste (direção oposta à Nobres).
Você passará pelo centrinho de Bom Jardim e seguirá reto toda vida. O asfalto acabará e a estrada será de terra batida na maior parte do percurso.

Em um dado momento, você avistará uma bifurcação e placas que indicam que deverá tomar o caminho da direita (para a esquerda será a estrada que leva até a Cachoeira da Serra Azul). Entre algumas subidas e descidas, você seguirá pela estrada por mais uns 10km. Tem muitas placas indicando o caminho até a entrada da Fazenda, de forma que é bem tranquilo chegar ao local. Já dentro da propriedade da fazenda haverão mais placas direcionando até a recepção do local do passeio.

O que rola por lá
Chegando lá, existe bastante espaço para estacionar seu carro na sombra. Existem armários com chave para guardar seus pertences.
O passeio inicia com a entrega do equipamento necessário à flutuação: máscaras de snorkel, sapatilhas e colete salva vidas, todos de uso obrigatório.

Acompanhados do guia, caminhamos por aproximadamente 900 metros em uma trilha super tranquila e plana, até chegarmos ao deck de acesso ao rio. Ali entramos na água em um trecho onde o chão é de pedra (portanto é possível ficar de pé). Por ali ficamos por uns 15 minutos para fazer adaptação ao uso dos equipamentos.


Depois descemos flutuando no Rio Triste num trecho de 1.200 metros. O diferencial desse passeio, em nossa opinião, é a riqueza e diversidade da fauna e flora do local. É o passeio onde você terá mais chances de ver muitas arraias, dourados entre outras espécies mais incomuns.

O passeio completo tem duração média de 2 horas. Entre as lindas formações do fundo do Rio e um cardume e outro, tivemos a oportunidade de ver de pertinho 3 arraias, graças ao nosso guia “olhos de águia”. Muito emocionante!
Importante !
Pode parecer algo muito simples, mas é necessário ressaltar que não é permitido por os pés no chão do rio durante a flutuação, sob pena de comprometer a visibilidade da água e estragar o seu passeio e dos demais.
Além disso, o Rio Triste é um ambiente selvagem e existe o perigo tanto de pisar em algum animal camuflado, quanto de pisar em muitas formações pontiagudas no fundo do rio que podem causar ferimentos.
Como fazer
Fizemos com a Jardim do Cerrado Turismo e recomendamos demais. Além de organizarem todo nosso roteiro de forma sensacional. O guia pode mostrar animais escondidos, disfarçados que passariam batido aos nossos olhos destreinados nos passeios e isso faz total diferença. Acredite!
Telefone: (65) 99658-1294.
Nossas Dicas
- Não é permitido o uso de protetor solar ou repelente pois é prejudicial à natureza;
- Fique atento ao seu guia para não perder nada!
- Só leve o que você realmente vai molhar. Celular com a capinha à prova d’água e máquina subaquática. Se não tiver, é possível alugar uma no local!
Clique aqui para ler nosso roteiro completo por Bom Jardim, distrito de Nobres-MT.
Dicas de hospedagem em Bom Jardim? Clique aqui para saber onde ficamos.