
Bonito MS é sem dúvida um dos destinos mais lindos de todo o Brasil. A junção da estonteante beleza natural com uma diversidade impressionante de exemplares da fauna e flora dão o tom nesse refúgio que transborda paz e possibilita ao turista se conectar ao meio ambiente.
Um lugar surpreendentemente organizado e bem estruturado, com tudo que o turista precisa para desfrutar de dias incríveis no maior destino de ecoturismo do Brasil. São inúmeras opções de hospedagem, gastronomia, bares e artesanato sul mato-grossense.
É dessa forma que Bonito encanta 10 entre 10 viajantes que a visitam e vão embora jurando marcar outra viagem para voltar o mais breve possível. Está preparado para conhecer essa maravilha?
Nesse post você encontrará:
- O que fazer
- Quando ir
- Quantos dias ficar
- Como chegar
- Qual a melhor forma de se locomover
- Onde se hospedar
Sobre Bonito
Bonito é uma cidade do estado brasileiro de Mato Grosso do Sul e um dos principais centros de ecoturismo do país. Assim, o destino tem como principais atividades econômicas a pecuária, a agricultura, a mineração de calcário e o turismo, que se destaca pela excelência em receptivos, organização e estrutura impecáveis no geral.
Atividades
A região é conhecida pelos rios de coloração azuis, esverdeadas e água translúcida, repleto de peixes de várias espécies e tamanhos. Além disso, belíssimas cachoeiras com formações características e paisagens naturais inesquecíveis. Se já não fosse suficiente para uma experiência diferente e incrível, a região ainda tem muitas cavernas, algumas alagadas com lagos incrivelmente azuis, com programações que vão do descanso a atividades de aventura como mergulho, rapel, tirolesa, cavalgada, arvorismo, boia cross e muitas outras.
Natureza
Por ser habitat natural de várias espécies nativas da região, saiba que ao conhecer Bonito você provavelmente terá o privilégio de ver de perto alguns animais selvagens que não fazem parte do cotidiano da maioria das cidades grandes. O destaque para os peixes (piraputangas, dourados, curimbas, pacus, lambaris), aves (biguá, mutum, martim-pescador, anu, bem-te-vi, sabiá, araras, papagaio, suindara, tucano), espécies de macacos, jacarés, sucuris, jiboias, capivaras, cotia, antas, porco do mato, tamanduá mirim e tamanduá bandeira dentre outros animais oriundos do bioma do cerrado e pantanal.
A beleza exuberante, diversidade de fauna e flora, aliada à estrutura e empenho na preservação do meio ambiente levou o destino a ser reconhecido nacional e internacionalmente.
Localização
O município de Bonito está localizado na região Centro-Oeste do Brasil, no Mato Grosso do Sul. Faz fronteira ao norte com a Bodoquena, Anastácio e Nioaque. Guia Lopes e Jardim ao Sul e Porto Murtinho a Oeste. Ademais, o município possui uma área de 4.934,318 km².
Atenção: Bonito tem fuso horário com uma hora a menos em relação ao horário de Brasília (-1h). Fique atento para não ter problemas com transfers, passeios ou, até mesmo, horário dos voos.
Internet
Saiba de antemão: Bonito é um lugar para se desconectar. Apesar da excelente estrutura turística, a internet não pega muito bem. Fora do centro da cidade, então, sem chance! Os hotéis e atrativos disponibilizam Wi-Fi. Mas nos deslocamentos entre um atrativo e outro, principalmente se estiver de carro alugado, não conte com internet ou GPS.
O que fazer em Bonito MS
Bonito é o maior destino de ecoturismo do Brasil. Além de ser uma cidade bem estruturada, o turismo é muito organizado em prol da proteção e conservação de suas riquezas naturais. Para tanto, cada lugar tem um limite diário de visitantes estabelecido.
Assim, para conhecer os atrativos de Bonito, qualquer passeio necessariamente tem que ser agendado e organizado por intermédio de uma agência de turismo local. Isto porque, os atrativos não vendem diretamente as entradas e nem recebem visitantes sem um voucher previamente emitido por uma agência. Além disso, os preços são tabelados.
De preferência, procure se organizar com bastante antecedência, já que com a grande procura, muitos atrativos esgotam o limite das reservas de visitas diárias até 3 meses antes! Ou seja, esgotado o limite, não haverá mais venda para aquele atrativo, no determinado dia – não importa quanto tempo de antecedência haja. Então, o mais importante é escolher uma agência de confiança, que preste um serviço pessoal, personalizado, ofereça informações, suporte, te receba com carinho e trabalhe buscando trazer a melhor experiência para cada visitante da cidade.
E isso a Bonito Brasil Tur faz muito bem! O serviço é elogiável e nós ficamos muito felizes com toda a ajuda que recebemos desde que começamos a organizar a viagem. Não só nos auxiliaram com várias dicas legais sobre os atrativos, como também organizaram nosso roteiro de forma impecável.
Não tivemos contratempos com horários e estávamos sempre com certa folga para aproveitar bem cada lugar que escolhemos, do jeitinho que nós queríamos! Nós escolhemos a dedo cada atrativo e já foi difícil demais selecionar esses entre tantas opções incríveis que o destino tem a oferecer. Nos encantamos e indicamos todos!
Então, anotem, pesquisem e conheçam estes atrativos que conhecemos:
- Flutuação Barra do Sucuri
- Cachoeiras da Estância Mimosa
- Flutuação na Lagoa Misteriosa
- Flutuação no Rio da Prata
- Boia Cross Cabanas
- Contemplação na Gruta do Lago Azul
- Balneário Nascente Azul
- Por do Sol na Cavalgada do Peão
- Boca da Onça Ecoturismo
- Cachoeiras Serra da Bodoquena
Além desses, outros que pesquisamos e achamos legais, mas não tivemos tempo de conhecer:
Quando ir
Essa importante informação, certamente mudará totalmente a sua experiência de viagem em Bonito MS. Isto porque, cada época do ano terá seus cenários únicos, experiências diversas, vantagens e desvantagens. Além disso, saiba desde já que alguns atrativos abrem ou fecham em épocas específicas do ano. Então, se a sua viagem tem como objetivo conhecer algum lugar bem especial da região, não deixe de pesquisar previamente se ele estará aberto à visitação na época que pretende viajar.
Para que você mesmo possa avaliar suas preferências e prioridades e, assim, decidir qual a melhor época para visitar Bonito, falaremos um pouco mais sobre o clima. O clima local é dividido, basicamente, em 2 estações: chuvosa e seca.
Estação Chuvosa
A estação chuvosa acontece de Dezembro a Março, coincidindo com o verão. Nessa época, os dias costumam ser bem quentes, mais chances de chuva, as cachoeiras tem mais volume de água, a vegetação está mais verdinha e há mais chances de ver animais. Porém, você verá menos peixes nos rios.
Ademais, outra coisa importante que você deve considerar é que, com as chuvas, alguns atrativos podem fechar e passeios serem desmarcados. Isto porque, a chuva pode mexer com o frágil fundo dos rios e cachoeiras, prejudicando a incrível visibilidade das águas e muitas vezes alterando, também, a sua coloração.
O conselho para quem pretende explorar Bonito MS nessa época é fazer um roteiro tranquilo com algum tempo de folga. Assim, terá flexibilidade de remarcar passeios, caso hajam imprevistos com o clima e não perder a oportunidade de conhecer nenhum lugar que estava no roteiro.
⠀
Ainda durante essa estação, saiba que do meio de Dezembro ao início de Fevereiro, o sol incide diretamente na Gruta do Lago Azul, tornando o lago ainda mais azul e o visual ainda mais impressionante.
Estação Seca
A estação seca, acontece entre os meses de Maio e Agosto, coincidindo com o inverno. Nessa época, as cachoeiras tem menos volume e as suas águas tendem a ficar mais verdinhas ou azuis turquesa, a depender do lugar de visita. Além disso, os rios ficam mais cristalinos e com mais peixes.
Já que estamos falando do inverno, saiba de antemão que a temperatura costuma cair nessa época. Isto é: pode fazer um friozinho considerável, principalmente de manhãzinha e à noite. Portanto, não esqueça de levar alguns bons agasalhos. E não subestime o frio de Bonito, pois dependendo do mês, as temperaturas mínimas podem chegar a 0°C.
⠀
Com relação ao que mencionei anteriormente, sobre atrativos que abrem em períodos específicos do ano: é na época de baixa temperatura que a maravilhosa Lagoa Misteriosa abre para a flutuação. Não tem data ou período certo porque depende diretamente do clima, temperatura e condições da natureza.
Mas e vocês?
Nós fomos em Junho! Pegamos dias de sol, neblina de manhã cedo, bastante frio em algumas noites (um dia fez 4ºC) e um dia nublado com leve chuva em um fim de tarde. Mas, em geral, durante o dia, o sol mantinha a temperatura super agradável para os banhos de rio e cachoeiras, não interferindo na nossa experiência com os atrativos. Assim, tivemos o privilégio de viver dias lindos na cidade.
Quantos dias ficar
Bonito MS é um destino completo, bem estruturado para o turismo e com muitas opções de atrativos, para todos os gostos. Para conhecer o destino pela primeira vez, indico de 5 a 7 dias inteiros. São muitos atrativos e diferentes atividades. Se você for um viajante minimamente explorador como nós, certamente vai querer experimentar um pouco de cada coisa por lá.
Além disso, você provavelmente fará uma longa viagem de 4 horas de carro ou transfer de ida e volta a Campo Grande (falaremos mais no tópico “Como chegar”). Desta forma, saiba que não valerá tanto a pena ficar pouco tempo. Além disso, o destino tem inúmeros atrativos incríveis. Então, certamente será “dolorido” estar lá e não poder conhecer alguns por falta de tempo.
Ficamos 5 dias inteiros na cidade e tivemos oportunidade e tempo para conhecer atrativos nas regiões de Bonito, Jardim e Bodoquena. Alguns lugares ficavam relativamente próximos ao centro de Bonito MS e conseguíamos conjugar mais de um atrativo no mesmo dia. Outros atrativos eram mais afastados e necessitavam de um dia inteiro.
Alugar um carro facilita bastante os deslocamentos e dá certa liberdade para aproveitar mais cada lugar. Principalmente se pretender conhecer mais de um atrativo por dia. No entanto, lembre-se que mesmo de carro próprio ou alugado (mais detalhes no tópico “Como se locomover”), alguns dias serão destinados a conhecer apenas 1 atrativo, dependendo de onde ele esteja localizado e como funcione a sua visitação. Esta logística ficará a cargo da agência.
Como chegar a Bonito MS
Bonito está localizado no estado do Mato Grosso do Sul, a aproximadamente 300km da capital, Campo Grande. Para quem pretende chegar de avião, Campo Grande opera voos diários de diferentes companhias aéreas e é possível conseguir passagens com com ótimos preços saindo de algumas cidades no Brasil. Por outro lado, Bonito até tem aeroporto próprio, mas não costuma ser a melhor opção, já que além de ter poucas opções de voos, os preços não costumam ser nada convidativos.
Desta forma, consideramos que a melhor alternativa quase sempre será pegar um voo até Campo Grande e de lá, pegar os 300km de estrada de ônibus, contratando um transfer ou alugando um carro. Para que você mesmo possa avaliar o melhor custo benefício da sua escolha de como chegar a Bonito MS, seguem algumas informações:
Voo direto para Bonito MS
O aeroporto regional de Bonito MS está localizado a 13km do centro da cidade, recebe voos apenas da companhia aérea Azul. Os voos acontecem em dias e horários limitados: às segundas, quartas, sextas, sábados e aos domingos.
É possível agendar previamente um transfer, contar com os táxis na saída do aeroporto ou alugar um carro para chegar até a cidade. Saiba de antemão que o aluguel de um carro no aeroporto ou na cidade de Bonito, custará o dobro do alugado em Campo Grande.
Voo para Campo Grande MS
O Aeroporto Internacional de Campo Grande é bem maior e mais estruturado do que o de Bonito e conta com voos diários de diversas companhias. A maioria das pessoas chega ao Mato Grosso do Sul através do aeroporto de Campo Grande, já que as passagens para lá são bem mais baratas do que direto para Bonito MS.
Como a demanda de voos é maior, e mais companhias operam os trecho, consequentemente há mais probabilidade de conseguir bons preços nos voos. Já vimos promoções incríveis tanto para pagamento em dinheiro quanto em milhas, principalmente nos voos saindo de São Paulo para Campo Grande.

A partir de Campo Grande, você poderá: pegar um ônibus a partir da rodoviária de Campo Grande, contratar um transfer até Bonito ou alugar um carro no aeroporto.
Além disso, a capital do Mato Grosso do Sul é uma cidade muito linda, organizada, arborizada e com excelente gastronomia. Ou seja, não deixe de aproveitar 1 ou 2 dias da sua viagem para conhecê-la.
Dicas:
- Veja dicas do que fazer em Campo Grande.
- Se hospede em um dos melhores hotéis do Brasil por um preço inacreditável. Conheça a estrutura e serviços do Deville Prime Campo Grande.
- Aproveite para comer o melhor rodízio japonês da sua vida. Conheça o Japa Lounge.

Alugando um carro
Nossa opção foi exatamente alugar um carro no aeroporto de Campo Grande e pegar a estrada, à noite, para Bonito. Sobre isso faremos algumas considerações posteriores.
Alugar um carro é uma ótima opção para quem viaja com pelo menos mais uma pessoa. Assim, além de economizar no transfer, economizará nos translados dos passeios que não estão inclusos no preços dos atrativos (Isso mesmo! Se você não estiver de carro, terá que pagar um translado ou táxi para cada atrativo). Além de sair mais caro do que o aluguel do carro, o viajante não terá liberdade com os horários em cada lugar e só possibilita conhecer um atrativo por dia. Então, o carro acaba sendo uma forma tanto de economizar, quanto de autonomia para de deslocar na cidade e aproveitar cada lugar no seu próprio tempo.
O Aluguel do carro custou R$400, por 6 dias (valor referente a Junho/2019). Fizemos a locação através de uma plataforma que conhecemos e confiamos. O site compara preços de várias locadoras, baseado nos dados de localização, data de retirada e de devolução. Assim, permite ao usuário escolher a opção mais barata para as datas e local onde deseja alugar o carro. Além disso, normalmente, não paga nada no momento da reserva (apenas quando for retirar o carro).
Faça sua cotação de aluguel de carro aqui.
Transfer
Existem opções de transfer compartilhados (vans e ônibus) que saem do Aeroporto de Campo Grande e levam os turistas até Bonito MS. Essa pode ser uma ótima opção para quem está viajando sozinho ou prefere não alugar um carro e pegar estrada. Para saber mais informações sobre preços e horários, entre em contato diretamente com a agência.
Indicamos a Bonito Brasil para te ajudar tanto com roteiro e atrativos quanto para resolver assuntos relacionados ao translado “Campo Grande ⇆ Bonito” ou, até mesmo, para aluguel de carro em Bonito.
Ônibus
Existe a opção de pegar um ônibus na rodoviária de Campo Grande que te levará até Bonito MS. O trajeto costuma demorar em torno de 5 horas e a empresa que opera a rota é a Cruzeiro do Sul. O valor do trecho é aproximadamente R$67 (consulta em Set/2019).
Não sabemos maiores detalhes além das informações elencadas, já que esta não foi a nossa opção.
Como se locomover
Essa era uma das nossas maiores dúvidas antes de conhecer Bonito. Então, achamos importante compartilhar o que aprendemos para ajudar outros turistinhas com o mesmo impasse.
A primeira coisa que você precisa saber sobre o destino: os principais atrativos nem sempre ficam próximos ao centro da cidade. O que significa que você precisará se deslocar – às vezes 15km, 60km ou até mais – dependendo do lugar que queira conhecer.
Para chegar aos atrativos, existem 4 opções:
- Alugar um carro em Campo Grande: como falamos anteriormente, é uma forma de economizar tanto na passagem de avião, quanto no transfer. As estradas para os principais atrativos estão em boas condições. O único cuidado que se deve tomar é com os animais que normalmente atravessam a pista em alguns trechos. Então, nunca dirija acima do limite de velocidade!
- Alugar um Carro em Bonito: sim. Existem locadoras na cidade. Normalmente o valor da diária no aluguel é quase o dobro, se comparado a Campo Grande, mas não deixa de ser uma opção. Nesse caso, saiba que se você chegar ao Mato Grosso do Sul pelo aeroporto de Campo Grande, terá que contratar um transfer privativo até Bonito e lá retirar seu carro.
- Transporte compartilhado (van/ônibus): você pode agendar diretamente pela agência Bonito Brasil, junto com os passeios que escolher fazer. O transporte compartilhado é pago à parte, individualmente – não está incluso na entrada dos atrativos – e o valor varia de acordo com cada lugar.
- Táxis: existem táxis em Bonito MS, mas já fica o aviso de que normalmente cobram bem caro pelos trajetos aos atrativos (até porque nada é muito perto).
Atenção: O serviço de carros por app (Uber, 99, etc) não funciona na região.
Afinal, qual a melhor forma de se locomover para os atrativos?
Depende. Sempre depende.
Viajando sozinho: é bem provável que não valha a pena o custo benefício de bancar o aluguel de um carro e gasolina sozinho. A não ser que você curta muito dirigir e realmente prefira essa opção. Caso contrário, consulte a agência para ver a opção de transporte compartilhado.
Viajando com pelo menos mais 1 pessoa: começa a valer a pena balancear algumas coisas. Você pensa em otimizar seu tempo conhecendo o máximo que der por dia? Ou prefere uma viagem com ritmo mais relax?
Se deseja fazer mais de um passeio por dia, alugue um carro. Assim, terá autonomia e liberdade para aproveitar os lugares da forma que gostar mais. Além disso, o transporte compartilhado só te possibilita conhecer um atrativo por dia, em razão da incompatibilidade dos horários de saída e retorno.
Viajando com mais 2 ou 3 pessoas: o aluguel do carro certamente terá o melhor custo benefício para a viagem do seu grupo ou família.
O legal é que todos os atrativos que conhecemos tinham estacionamento gratuito à disposição dos visitantes.
Onde se hospedar em Bonito MS
Antes de conhecermos Bonito, achamos que se tratava de uma pequena cidade de interior, daquelas que se resume à uma pracinha e poucas ruas. Não que se iguale a uma grande cidade, mas Bonito surpreendeu com seu tamanho e boa estrutura.
O centrinho comercial, onde se concentram bares, restaurantes, sorveterias e inúmeras lojinhas, fica concentrado na rua principal e seus arredores. O nome da rua é Coronel Pilad Rebuá. O trecho que vai da famosa Praça da Liberdade (onde fica localizado o icônico monumento das Piraputangas) até aproximadamente a Rua Vinte e Nove de Maio, é aonde se concentra a maior parte do movimento.
Para quem está sem carro, o melhor é ficar localizado mais próximo ao centrinho para conseguir fazer tudo à pé e não depender de táxi para sair para almoçar ou jantar. Aqueles que optarem por alugar um carro, como nós, terão mais liberdade e outras opções de hotéis que não sejam no burburinho.
A nossa dica de hospedagem é o Marruá Hotel: um lugarzinho aconchegante, com boa estrutura e bem localizado. O hotel fica a apenas a apenas 700 metros da Rua Principal e 5 minutos de carro da Praça da Liberdade. Saímos todos os dias para jantar e foi super tranquilo estacionar bem próximo à praça. Vejam aqui todos os detalhes da nossa estada no Marruá Hotel.
Por fim, não deixe para fazer a reserva da sua hospedagem em Bonito MS para a última hora! A cidade é muito turística e, por vezes, até mesmo fora de períodos considerados alta temporada a cidade pode ficar cheia. Portanto, pior do que correr o risco de pagar mais caro, você poderá correr o risco de ficar sem lugar para dormir.