
Você também é daqueles que gosta de experiências diferentes na hora de escolher onde se hospedar? Já pensou em um trem? Isso mesmo. Um trem. Na região de Western Cape, na Africa do Sul, isso é possível no Santos Express.
A Cidade de Mossel Bay
Mossel Bay fica a 388km aproximadamente 4h30min de distância da Cidade do Cabo. É ponto de parada pra quem faz road trip pela Garden Route e principalmente conhecida por ser uma das melhores regiões para fazer observação e mergulho com o tubarão branco. Mas além disso, a cidade tem outros pontos turísticos e atrativos (falaremos sobre isso em post específico), além de ser toda charmosinha. A nossa hospedagem no Santos Express, sinceramente, fez toda diferença pra que essa se tornasse uma das nossas cidades “queridinhas” por lá.


O Santos Express
O Santos Express Train Lodge é um trem de verdade, atualmente desativado e “estacionado” na Santos Beach em Mossel Bay. Ele fica praticamente na areia da praia e há poucos minutos do centro, ou seja, a localização é simplesmente perfeita. Apesar de ter um conceito hostel, o trem também tem disponíveis quartos duplos com banheiros privativos.
Não se preocupe se não tiver de carro! O Santos Express é ponto de parada do Baz Bus.

Achamos o hostel super completo. Tem restaurante, estacionamento privativo pros hospedes, ATM (caixa eletrônico), serviços de lavanderia, WiFi e lugar pra fazer seu próprio “braai” (como eles se referem ao nosso churrasco).

São 34 quartos dispostos em 5 vagões do trem. Oferecem opções de camas em quartos coletivos e duplos com banheiro compartilhado ou o Royal Suites, que é uma opção para dois, com banheiro privativo e um pouco mais “luxuosa” se levar em conta que trata-se de um hostel.

A praia de Santos (Santos Beach)
A praia localizada em frente ao trem é ótima pra banho, se comparada com outras praias na região de Western Cape. O mar é super calmo e a água tem temperatura agradável – pelo menos na época que fomos: em fevereiro. Apesar da cidade ser muito conhecida como um dos melhores lugares para mergulhos com tubarões, essa praia não tem nenhum aviso a esse respeito (como vimos em outras) e muitas pessoas tomam banho de mar, por isso acreditamos ser tranquilo.

Tem quiosques com telhado de palha pra fugir do sol e relaxar bem na areia da praia. Tudo isso é público!


Em algumas épocas do ano é possível ter sorte de avistar baleias que aproveitam o mar calmo do local.

Check-in e Check-out
Check-in e check-out realizados de forma rápida e eficiente. Os Funcionários são atenciosos e dão informações sobre o local, atrações próximas e restaurantes recomendados.

Quem se hospeda no Royal Suites tem acesso a estacionamento próprio mais perto dos quartos, que são os mais distantes da recepção. Lembrem-se que é um trem! haha Dessa forma, o hotel disponibiliza uma chave com controle para abrir o portão de acesso a esse estacionamento e sensor para abrir os portões de pedestres.
Portanto, é necessário deixar um caução de 100 Rands pela possível perda da chave do quarto. Tenha esse valor em mãos pois não é possível “pagar” em cartão de crédito. Eles grampeiam o dinheiro na sua reserva e devolvem no momento da devolução da chave.
Nossa Hospedagem na Royal Suites
Fizemos a reserva pela Hoteis.com pela possibilidade de poder pagar antecipadamente, que facilita bastante na organização da viagem. O valor da diária à época foi R$ 195,00 – o quarto privativo com café da manhã incluso, para duas pessoas. As tarifas de cada quarto variam de acordo com a época do ano, consulte.

O local nos surpreendeu. Os quartos do Royal Suites tem cama king size, daquelas que você não tem vontade de levantar. Para o espaço de uma cabine de trem, achamos o tamanho do quarto confortável.

Além disso, os quartos dessa área do trem tem varanda com vista pro mar, jardim e uma saída independente para a praia. Que chique! As janelas do nosso quarto tinham vista pra montanha, mas alguns quartos tem vista direto pro mar.


O banheiro privativo tem uma banheira de design antigo, mas também tem boxe com chuveiro e água quente. A pia é super estilosa, mas complicada de usar. Não há encanamento direto para a água que flui da torneira, o que significa que funciona como uma bacia e, quando cheia, você deve fechá-la para descartar a água. Talvez seja esse o único ponto que não gostamos tanto, pela falta de praticidade, mas entendemos já que se trata de um trem da década de 30.

O restaurante Fork & Train
O trem tem um restaurante e bar onde é também servido o café da manhã, diariamente a partir das 7h30. Tem parte interna e a externa que é um deck com mesas e um extenso balcão com bancos altos, bem de frente pro mar.
Veja aqui o cardápio completo do Fork & Train.

Essa é a melhor parte do restaurante. E ele fica aberto o dia todo e serve outras refeições. Os preços são justos, se comparados com outros restaurantes da cidade e até baratos se comparados com o Brasil. A vista deixa sem palavras.


A melhor dica é pedir um dos combos de cerveja do local e degustar apreciando essa vista sensacional em um fim de tarde! Se for verão e o clima estiver bom, melhor ainda né?

O café da Manhã
Para os hospedes do Royal Suites, o café da manhã conta com um prato quente do cardápio já incluso no valor da diária. A nossa opção foi um prato que vinha com ovo mexido, bacon, tomate assado e batata frita – sim, batata frita às 7 da manhã! Em viagem pode né? (tinham algumas outras opções de composição do prato).

Os outros tipos de acomodação no Santos Express tem um café da manhã básico (também incluso para hóspedes do Royal Suites) com pães, torradas, manteiga, geleias, sucos servido no restaurante Fork & Train. É possível complementar o café da manhã com os pratos quentes pagando a diferença.

Tá aí uma das hospedagens que nos deixaram com um gostinho de quero mais. Apesar de não ter luxo, foi uma das melhores experiencias que já tivemos.
Informações do Hotel
THE SANTOS EXPRESS
Localização: Munro Rd, Santos Beach, Mossel Bay, 6500, África do Sul.
Telefone: +27 83 900 7797
Site: www.santosexpress.co.za