
San Blas é um arquipélago formado por 365 ilhas localizado no caribe panamenho. Apesar de pertencer ao Panamá, é comandada pelos índios Kuna Yala que formam um comarca independente. As ilhas de San Blas tem uma beleza indescritível e cada ilha tem a sua peculiaridade.
Com ilhas suficientes pra um ano inteiro, teremos que voltar muitas vezes pra conhecer mais do arquipélago. Mas durante a nossa estada por lá tivemos oportunidade de conhecer algumas ilhas incríveis e falaremos nesse post um pouco do que achamos de cada lugar que visitamos.
Isla Perro Chico
A isla Perro Chico foi nossa ilha de hospedagem. Ela é uma das mais famosas ilhas de San Blas e ponto de parada de quase todos os barcos de passeio da região. A fama não é pra menos: o tom de azul do mar por ali é de cair o queixo.
Sem falar no barco afundado bem em frente à ilha onde a vida marinha se faz presente e dá um show. Pra chegar até o barco da pra ir praticamente andando pelo mar!

Isla Chichime
Embora seja difícil decidir qual das ilhas mais nos impressionou pela sua beleza, a Chichime roubou nosso coração com o mais bonito tom de azul que San Blas nos presenteou.
O azul do mar em Chichime beira o inacreditável, chega a doer os olhos. E a quase exclusividade da ilha te faz se sentir em um cenário de filme.
Existe hospedagem na ilha, mas não conhecemos a sua estrutura. Quem sabe na nossa próxima visita à San Blas ela não seja nossa “casa” por alguns dias?
Piscina Estrellas
Trata-se de um banco de areia, no meio do mar, que antigamente abrigava uma grande quantidade de estrelas do mar.
Infelizmente usamos o verbo no passado porque essa não é mais a realidade do local. Os índios acreditam que por causa da grande quantidade de visitantes, muitas estrelas acabaram morrendo e com isso as outras começaram a migrar dali pra algum lugar mais perto da Costa Rica ou Nicarágua.
Um tanto quanto interessante, soubemos que o banco de areia já foi, há muitos e muitos anos atrás, uma ilha! Assim como muitas outras, depois de um maremoto ocorrido na região em setembro de 1882, ela ficou abaixo do nível do mar.
Isla Perro Grande
Embora tenha esse nome, a ilha tem área menor do que a Perro Chico. Na isla Perro Grande não há hospedagem. Mas é um lugar maravilhoso para passar o dia. Para ficar na ilha, paga-se uma taxa de 3 dólares por pessoa.

A pequena ilha tem grandiosa beleza: repleta de coqueiros e cercada pelo típico mar azul de San Blas. Areia branquinha, um belo banco de areia e outras ilhas próximas como plano de fundo completam o cenário de filme.
Eles tem uma estrutura simples de bar que serve algumas bebidas e petiscos. Possuem também banheiros.
Isla Fragata
Outra bela surpresa foi conhecer a Isla Fragata. Famosa pelo seu restaurante que possui deck sobre o mar, é considerada um dos melhores lugares pra se almoçar no arquipélago: tanto pela comida, quanto pela vista e estrutura.

Além disso, a beleza da ilha é única: rede da beira do mar, banco de areia banhado por um mar especialmente cristalino, uma boa área de corais perfeita pra fazer snorkel (do lado esquerdo do restaurante) possibilidade de encontrar algumas estrelas do mar – embora não seja mais algo tão comum, tivemos sorte de ver 2 no entorno da ilha.
Nosso prato foi peixe frito acompanhado dos típicos patacones e salada. Embora seja um prato comum por lá, a comida estava mesmo especialmente saborosa.