
Dona do maior índice de qualidade de vida do Brasil, Goiânia, capital do estado de Goiás é – sim – uma das belezas pouco comentadas do nosso país. Rodamos pelo principais pontos turísticos da cidade e selecionamos as melhores indicações para vocês. Então, vem saber AGORA o que fazer em Goiânia!
A capital do estado de Goiás ainda não é muito comentada quando se trata do turismo nacional, uma vez que não está no topo das opções da maior parte dos brasileiros. Recentemente fizemos uma pesquisa em nossas redes sociais sobre quais os principais atrativos turísticos da cidade e muitos responderam que a cidade “não tinha muito o que fazer”. Mas não é bem assim.
Acreditamos que cada cidade tem sua beleza e atrativos únicos. Viajar é viver nos detalhes o estilo de vida e/ou costumes de um lugar. Isso é parte da viagem!
O que fazer em Goiânia
A cidade é bem pacata, se comparada com outras grandes capitais. Mas isso não quer dizer que sua viagem será monótona. Goiânia está entre as cidades com melhor infraestrutura urbana do Brasil! Aliás, muita gente nem sabe disso.
A Prefeitura investiu muito na implantação de unidades de conservação e preservação de áreas verdes. O número supera em quase 8 vezes a taxa recomendada pela ONU. Sendo assim, a cidade conta com mais de 32 bosques e parques espalhados pelas suas ruas. Nós ficamos encantados!
Além disso, Goiânia é considerada a capital do Sertanejo. Para quem é fã do estilo musical já tem um ótimo motivo para justificar uma viagem de fim de semana. Aliás, são muitos bares espalhados pela pacata cidade! O que nos faz lembrar muito de Belo Horizonte, nesse quesito.
Então, vamos às nossas dicas sobre o que fazer em Goiânia:
-
Centro Cívico
A dica é dar uma volta com calma na charmosa Avenida Goiás, localizada no setor central. Durante a semana, tem muito comércio e lojas de todos os tipos. Caso esteja na cidade aos domingos é uma excelente ideia caminhar ou andar de bicicleta, pois as ruas são fechadas para pedestres.
Não deixe de fotografar o famoso relógio da Av. Goiás, que teve sua inauguração em 1942 e é um dos símbolos de Goiânia. Repare que tanto o relógio quanto muitas construções da região central remetem ao estilo conhecido como Art Deco. A cidade possui o maior número de prédios desse estilo em todo o Brasil!
Curiosidade: o relógio foi projetado por Américo Vespúcio Pontes e atualmente é um monumento tombado pelo IPHAN.

-
Palácio das Esmeraldas
Inaugurado em 1937, o palácio é a sede do governo de Goiás e residência oficial do Governador. Vale a visita para observar seu estilo Art Deco, que marca o período de construção da cidade de Goiânia.
A escultura à sua frente, localizada no centro da Praça Cívica é o Monumento às Três Raças, outra atração turística do Setor Central de Goiânia. O monumento foi feito em bronze e granito, e homenageia a miscigenação entre as raças branca, negra e indígena: origem do povo goiano.
Onde fica: Em frente ao relógio da Avenida Goiás, é só atravessar a rua.

-
Lago das Rosas
Sempre entre as melhores opções turísticas em Goiânia, os lindos parques chamam atenção de quem visita a cidade. Nós quisemos conhecer pelo menos alguns, entre os que mais nos recomendaram.
O lago das rosas é o parque mais antigo de Goiânia, construído na década de 40. Com área total de 315 mil metros, abriga também o Zoológico da cidade. Ou seja, só pelo fato de ser o mais antigo da cidade, já merecia uma visita!
Muito mais do que isso. O parque é lindíssimo e super amplo. Portanto, nossa dica é aproveitar o por do sol na beira de um dos seus lagos, porque o visual é especialmente lindo no entardecer. Para ficar ainda melhor, faça o passeio de pedalinho!
Onde fica: Está a algumas quadras do Bosque dos Buritis e nós fomos andando. Ou seja, uma boa opção conhecer os dois em uma só tacada.
Preço do pedalinho: R$15 (15 minutos).
-
Parque Vaca Brava
O parque Vaca Brava foi um dos nosso preferidos em Goiânia. Ocupa 77.760 metros quadrados em uma enorme área verde com um lago lindíssimo no centro.
Reparem o estilo dos postes de iluminação que dão um charme ao local. Além disso, um grande chafariz no centro do lago jorra água fazendo surgir um arco-íris e deixa o visual ainda mais lindo.

Aproveite para estender uma canga e fazer um piquenique ou simplesmente sente-se em um dos bancos e admire a paisagem pelo tempo que for – atualmente nós damos tão pouco valor a essas pequenas coisas da vida.
Onde fica: Setor Bueno, Região Sul, entre as Avenidas T-5, T-10, T-13, T-15 e T-66, próximo ao Goiânia Shopping.
-
Bosque dos Buritis
O Bosque dos Buritis tem uma área de 124.800 metros quadrados. Localizado em meio a muitos prédios da cidade, o ideal é ir ao fim do dia porque o reflexo da lagoa proporciona lindas fotos.
Existem diversas trilhas e circuitos, dentro do Bosque dos Buritis, para serem desbravados. Ficamos um tempão à beira do lago observando os peixinhos e as inúmeras tartaruguinhas – são muitas!
A dica é caminhar em direção a outra saída do parque, próximo à Assembleia Legislativa. Dessa forma, você passará pelo seu segundo lago do parque, igualmente lindo.
Onde fica: Setores Central e Oeste, na região Central na cidade. Entre as Avenida Assis Chateaubriant e Alameda dos Buritis.
-
Beco da Codorna
O Beco da Codorna é o beco mais extenso de toda cidade e lembra bastante o Beco do Batman, em São Paulo.
Há pouco tempo, foi completamente revitalizado e um grupo de graffiti cobriu as paredes com muitos desenhos e cores. Atualmente é um espaço totalmente dedicado a arte urbana. Excelente para umas boas fotos, não é mesmo?
A dica é ir durante o fim de semana porque nos dias de semana o local é utilizado como estacionamento. Portanto, fica completamente tomado por carros e inviável para tirar fotos.

Ao final do Beco tem um bar/restaurante com algumas opções de comidas e cervejas artesanais. Não visitamos, mas fica como informação para vocês!
Onde fica: Avenida Anhanguera entre as ruas 9 e Avenida Tocantins. São apenas 100 metros do teatro Goiânia.
-
Teatro Goiânia
O Teatro Goiânia é mais um representante do estilo Art Deco na cidade. Sua inauguração remete ao ano de 1942. Atualmente é referência no que toca a cultura local, considerado o mais tradicional espaço da cidade.
O teatro, declarado patrimônio nacional em 2003, tem capacidade para até 850 pessoas e abre diariamente para shows, apresentações e espetáculos.
Onde fica: Avenida Tocantins com Avenida Anhanguera, Setor Central.
-
Rua 44
Trata-se de um dos maiores polos comerciais de Goiânia. É possível encontrar lojas que vendem “de tudo”, no varejo e no atacado: bijuterias, calçados e peças para o vestuário feminino, masculino e infantil. Isto é, uma espécie de “Brás” Goiano.
Horário de funcionamento: quarta a sábado das 8hs às 18h (para a maioria dos estabelecimentos).
-
Feiras
Um programa bem típico dos goianos é frequentar as Feiras Livres. As mais famosas são a Feira da Lua e a Feira do Sol. A Feira da Lua acontece aos sábados na Praça Tamandaré, das 16h30 às 22h, atraindo mais de dez mil pessoas semanalmente. Já a Feira do Sol acontece aos domingos na Praça do Sol, das 16h às 22h.
Atualmente, a cidade conta 122 feiras livres cadastradas pela Secretaria Municipal. As feiras livres são assim conhecidas porque vende-se de tudo nelas – desde artesanatos, verduras, carnes, frutas, leite, comidas, utensílios domésticos, até roupas e acessórios.
A maior e mais antiga feira da cidade é a Feira Hippie que acontece, também, aos domingos durante a manhã, na Rua 67 (Setor Norte Ferroviário). Essa é considerada a maior feira livre do Brasil e da América Latina.
-
Dica Bônus: Onde Comer
A dica matadora sobre o que fazer em Goiânia é gastronômica. Visitamos, experimentamos e aprovamos a hamburgueria LifeBox.
Caso você seja um apaixonado por essa maravilha redonda – como nós – não existe a possibilidade ir embora da cidade sem conhecer. Sinceramente, é um dos melhores que já tivemos o prazer de degustar em nossas vidas.
Se for durante o fim de semana, a dica é chegar cedo. Caso contrário corre o risco de pegar uma extensa fila de espera.
Quantos dias ficar
Acreditamos que um fim de semana seja o tempo ideal para visitar as principais atrações de Goiânia. Se sua intenção na cidade for fazer compras no famoso polo têxtil da Rua 44 ou explorar outras regiões do estado, recomendamos acrescentar mais alguns dias.
Goiânia em si é um destino ideal para viagens de fim de semana ou feriados curtos. Assim, você não perde pontos com seu chefe e consegue sair um pouco da rotina.
Quando ir
A melhor época para visitar a cidade é entre Maio e Agosto, justamente por ser o período com menor índice de chuvas na região. Ainda assim, a variação de temperatura em Goiânia é baixa, o que favorece a visita em qualquer época do ano. As temperaturas médias ficam em torno de: 24ºC / 20ºC (máximas) e 19ºC / 13ºC (minímas).
Como chegar
Através do aeroporto de Santa Genoveva (GYN) é possível chegar com facilidade até Goiânia vindo de diversas capitais brasileiras.
Outra opção é utilizar o meio rodoviário – ônibus ou carro – desde Brasília, visto que são apenas duas horas. É necessário pesquisar valores e tempo disponível para decidir se é uma opção viável/melhor para você.