O que fazer em Morretes, cidade histórica do Paraná

0

Morretes é uma cidade histórica do Paraná com grande apelo turístico devido ao charme das suas ruas, inúmeros casarões coloridos, pela famosa gastronomia local e, principalmente, por ser ponto de partida/chegada de um dos passeios de trem mais lindos do mundo, conforme eleição do Wall Street Journal.

O nome da cidade se mistura com o próprio período de colonização. Então, a palavra “morretes” tem a ver com os pequenos morros que estão ao redor da cidade. Bem interessante, né? Assim, percebe-se uma ligação direta com a geografia local, visto que está localizada entre a Serra do Mar e o litoral Paranaense. Você ainda não conhece Morretes? Então vem aqui que vou te contar tudo sobre a cidade e dar ótimos motivos para colocá-la no seu roteiro.

Morretes

A sua população é composta por 16 mil habitantes e, assim, o lugar tem todo um ar de cidadezinha do interior: daquelas tranquilas, onde todo mundo se conhece, sabe? Morretes respira história em consequência de sua herança colonial. Além disso, por estar localizada na encosta da famosa Serra do Mar, tem diversos parques estaduais nos seus arredores e é destino típico para os amantes de trilhas, cachoeiras, camping, esportes de aventura e ecoturismo. Uma das principais atrações, nessa pegada, é o Pico do Marumbi com 1.539 metros de altitude.

Dá conhecer a bela cidade fazendo um bate e volta desde Curitiba, já que são apenas 70km de distância, aproveitando um passeio durante o dia na cidade, com direito a percorrer suas ruas, almoçar por lá, tirar muitas fotos e se encantar a cada esquina. Também é possível pernoitar na cidade, caso tenha mais tempo livre e queira aproveitar as opções de roteiro voltados ao ecoturismo. Nesse caso, aproveite o tempo livre para estender seu passeio à cidade histórica vizinha, Antonina.

O que fazer em 1 dia em Morretes

A cidade atrai turistas e curitibanos, principalmente aos finais de semana. É perfeitamente possível conhecer o centro histórico da cidade em apenas um dia, pois o centrinho é relativamente pequeno. Assim, é possível percorrer, a pé, suas principais ruas, visitar lojinhas de artesanato local, relaxar à beira do rio, tomar um sorvete e sentir o clima de cidade do interior que Morretes tem enraizado. Tudo isso, tranquilamente, no período de uma tarde.

Durante o nosso dia de passeio, passamos por alguns cantinhos graciosos e queremos dividir alguns deles com vocês. Anotem:

morretes paraná

1. Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto 

A Igreja Matriz foi nosso primeiro ponto de parada, já que a van que nos trouxe de Curitiba pela Estrada Graciosa, nos deixou nem em frente. Ao chegar já pudemos notar uma visão da arquitetura da época pois sua construção teve início no ano de 1812. Os grandes destaques da igreja são o sino – vindo diretamente de Portugal – que possui esculpido o brasão do império, o relógio que está em funcionamento desde sua inauguração e, por fim, a linda via sacra pintada à óleo.

Como está localizada em um ponto alto da cidade propicia uma belíssima visão e panorama geral do centro da cidade de Morretes. Dessa forma, já se torna ponto certo de parada para conseguir algumas boas fotos.

2. Admirar o belo Rio Nhundiaquara

O rio Nhundiaquara nasce no Pico do Marumbi e corta a cidade de Morretes. A paisagem formada pelo visual do rio com os casarões históricos que o margeiam é de tirar o fôlego. O contraste entre os casarões coloridos, pontes e o rio é super característico dessa bela e pitoresca cidade. Além disso, é possível realizar atividades esportivas no rio como por exemplo, o aluguel de caiaques e o bóia-cross.

morretes pr

morretes parana

3. Caminhar pelo Centro Histórico – Marco Zero

Fazer uma caminhada pelo centro histórico da cidade de Morrestes é imprescindível. Durante esse percurso você certamente passará pelos principais pontos turísticos e se encantará com o charme da cidade. Adoramos os monumentos em homenagem a escritores e personagens da cidade construídos com azulejos de época.

Eventos

Tivemos sorte de visitar a cidade durante uma data festiva típica: a Feira Agrícola e Artesanal de Morretes. Então, estava super movimentada, cheia de atividades, música, barraquinhas com doces e comidas típicas, food truck, sorvetes e cervejas artesanais.

A cidade tem alguns eventos importantes que ocorrem de tempos em tempos. Os mais conhecidos são a Festa da Cachaça, Passeio Ciclístico, Festa Feira Agrícola e Artesanal, Festival de Inverno e Festa do Barreado.

Para saber mais sobre os eventos da cidade, acesse: morretes.com/eventos/

4. Ponte Metálica

A ponte metálica é um dos cartões postais além de ser um dos pontos mais pitorescos da cidade de Morretes.

ponte metálica morretes pr

5. Hotel Nhundiaquara

O edifício em que está localizado o hotel é o mais antigo de toda a cidade. Em seu interior, conserva paredes que remontam ao século XVII. Muito legal!

6. Hisgeopar

A Hisgeopar é um parque temático que conta a história do Estado do Paraná através de uma maquete em miniatura. Uma enorme maquete dinâmica e educativa contempla todos os principais pontos da história: desde a sua colonização, passando por diversos ciclos econômicos, curiosidades e destacando alguns atrativos turísticos.

Achamos o passeio super interessante, didático e fundamental para entendermos um pouco mais da história e geografia da região. Assim, a estrutura é animada pelo deslocamento de um trem, bonecos em movimento e até mesmo a variação do volume de água das Cataratas  do Iguaçu influindo na abertura do vertedouro.

Um guia acompanha o grupo ao longo das diversas fases representadas na miniatura, compartilhando seu conhecimento e contribuindo com a disseminação cultural.

Dica: A entrada custa R$25,00. Porém, se você estiver a bordo da van (como era o nosso caso) fazendo o translado incluso no Pacote Por do Sol de Morretes a Curitiba, a entrada do atrativo é uma cortesia para somar a toda experiência contemplada ao longo do dia. Legal né?

7. Comer o Barreado

Nós não poderíamos deixar passar essa dica gastronômica. Afinal, o barreado é um dos símbolos da cidade e talvez seja considerado, por alguns visitantes, como um verdadeiro atrativo. Então, adianto que a experiência é indispensável, considerando se tratar de um prato super típico de Morretes.

A iguaria é preparada em uma panela de barro e seus principais ingredientes são uma mistura de carnes (que de tão cozidas desmancham-se) e farinha de mandioca. Sua textura nos lembrou uma espécie de pirão, só que feito com uma carne deliciosa e temperada. Uma delícia!

Observamos que na cidade a maioria dos restaurantes oferecem o almoço em sistema de buffet livre com o barreado entre outros pratos sendo servidos. Os valores giravam em torno de R$60 por pessoa. Por conta da Festa Agrícola, haviam famílias comercializando em barraquinhas o autêntico “barreado raiz“. Nossos pratos vieram acompanhados de maionese de aipim e havia possibilidade de acrescentar arroz – que dispensamos.

Assim, pudemos experimentar o prato típico por um valor bem mais acessível. Principalmente, sem a necessidade de passarmos bom tempo do passeio dentro de um restaurante cheio para fazer valer o almoço e, consequentemente, comendo demais (afinal, não sei você, mas nós não temos a menor maturidade para buffet livre).

barreado raiz
Autêntico barreado raiz

Por fim, outra iguaria típica bastante famosa na região é a balinha de banana de Antonina, cidade vizinha à Morretes. Impossível conseguir comer uma só. Além destas, pudemos provar algumas opções de cervejas e cachaças artesanais de produção local espalhadas pelas ruas da cidade.

bala de antonina

8. Passeio de Trem

Conhecemos Morretes no dia que escolhemos fazer um famoso passeio de trem que não pode ficar de fora do seu roteiro em Curitiba. A experiência foi incrível e bem completa, tanto com relação ao percurso do trem em si, quanto todo o restante do dia que nos proporcionou conhecer uma nova cidade, aprendizados e recordações em história e geografia, degustar novos sabores e tantos outros bons momentos para guardar na memória. Detalhamos tudo o que você precisa saber sobre o passeio de trem nesse post aqui.

Nós optamos pelo Passeio Por do Sol, que envolve o trecho de trem saindo de Morretes com destino a Curitiba no final da tarde. Em resumo, a viagem de trem tem duração aproximada de 3 horas, percorrendo mais ou menos 110km em uma velocidade média que varia entre 20 e 40km/h ao longo do trajeto.

Durante o passeio aprendemos muito sobre a história, narrada por um guia que de tempos em tempos requisitava nossa atenção para detalhes, segredos históricos e as belezas escondidas (ou não) nos diversos cenários. Além disso, nos encantamos com as inúmeras vistas panorâmicas da Serra do Mar, adentramos 13 túneis, passamos por algumas pontes e penhascos. Um dos pontos altos do passeio é quando atravessamos uma ponte que dá a sensação do trem estar sobrevoando a paisagem. Sensacional!

ATENÇÃO:

Vimos alguns viajantes se queixarem do tempo de duração no trajeto de trem. Nós amamos a possibilidade de curtir o tempo para tirar fotos e relaxar admirando as paisagens exuberantes. Assim, é bom que você saiba que o passeio de trem é uma experiência primordialmente contemplativa. Isso significa que o que você fará durante o percurso é admirar as lindas paisagens, amparado por informações privilegiadas prestadas por guias locais, caso opte pelo vagão turístico. Além disso, não conte com sinal de internet e para usar celular. Busque tirar suas dúvidas e entender como funciona que tenho certeza que curtirá a experiência. Saiba mais informações sobre esse passeio de trem pela Serra do Mar Paranaense aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here