Roteiro Vinícola de 1 dia em Santiago

0

Um dos principais atrativos de Santiago do Chile é aproveitar as diversas opções de vinícolas espalhadas em seus arredores. Nesse post falaremos sobre um Roteiro Vinícola de 1 dia em Santiago: as vinícolas que conhecemos, como chegar, quanto custa e um resumo de cada visita.

O Chile é um país que investe e vem crescendo ano após ano sua produção de vinhos. Atualmente, sem dúvida, podemos afirmar que os vinhos Chilenos são os mais famosos dentre os produzidos na América do Sul. São 6 regiões vinícolas distribuídas pelo país, subdivididas em vales e outras microrregiões: Vale Central, Aconcágua, Atacama, Austral, Coquimbo e Sul.

Nosso Roteiro Vinícola de 1 dia em Santiago 

As vinícolas mais procuradas pelos turistas ficam concentradas, principalmente, no Vale do Maipo, localizado no Vale Central. O motivo é bem simples: a proximidade da região com Santiago, facilitando o acesso. Além disso, as vinícolas “mais famosinhas” também estão localizadas nessa região que dispõe de uma excelente qualidade de solo (terroir), a exemplo da Concha y Toro – queridinha dos brasileiros -, Santa Rita, Cousino Macul entre outras.

Dessa forma, sugerimos que você separe pelo menos 1 dia para fazer um roteiro vinícola em Santiago. É uma experiência incrível se familiarizar com a atividade que faz parte do dia a dia de tantos chilenos e é demasiado importante para economia do país. Ademais, temos certeza que você não vai ficar triste de experimentar algumas tacinhas de vinho, né? rs

concha y toro

O Vale do Maipo

O Vale do Maipo faz parte da região vinícola do Vale Central, que é uma das regiões com maior importância para a vitivinicultura chilena, já que origina uma das maiores produções da América do Sul. Além disso, o vale produz grandes rótulos, apreciados ao redor de todo o mundo, principalmente com a Cabernet Sauvignon.

O grande potencial vinícola do Valle Central está em sua área plana, caracterizada por seus interessantes e diferentes solos, que oferece ao produtor uma incrível variedade de terroirs. Além disso, o clima é mediterrâneo ameno, o que significa que as chuvas se concentram no inverno e primavera, seguido de um longo período de seca até o outono.

concha y toro

SnowTours

Nosso roteiro e transporte foi 100% organizado pela empresa SnowTours: uma agência de viagens sediada em Santiago, operada por brasileiros, que oferece passeios para várias atrações turísticas da região. Conhecemos e vivenciamos alguns serviços prestados por eles nas 2 vezes que estivemos no Chile. Portanto, são da nossa inteira confiança e indicamos de olhos fechados.

concha y toro

As maiores vantagens de fazer um roteiro vinícola com a SnowTours é só ter que se preocupar em curtir bons momentos acompanhados de uma deliciosa taça de vinho. O que combina perfeitamente com uma viagem à capital chilena, concordam?

1ª Parada: Vinícola Concha y Toro

Nosso roteiro Vinícola de 1 dia em Santiago começou pela famosa vinícola Conha y Toro. Fundada em 1883 por Dom Melchior de Concha y Toro, levou o sobrenome de seu criador. Tudo começou com a construção de um casarão, na comuna de Perquin, em sua fazenda de 4 mil metros quadrados e 23 hectares.

concha y toro

Além disso, a vinícola é internacionalmente conhecida, uma vez que é uma das maiores exportadoras do país e tem grande presença no mercado brasileiro. Por fim, os amantes do futebol já devem ter percebido que a vinícola é uma das patrocinadoras do gigante Manchester United.

concha y toro

Tour Tradicional

Nós optamos por fazer o tour Tradicional, que inclui:

  • Conhecer a história da vinícola, desde a sua criação;
  • Passear pelos jardins, parque e exterior da residência de verão da família Concha y Toro;
  • Degustação de 3 vinhos diferentes ao longo do tour e taça de presente;
  • Vista panorâmica do Vale do Maipo, visita ao vinhedo Pirque Viejo;
  • Aprender de onde vem o vinho da Concha y Toro no jardim de variedades, local com 26 cepas de uvas viníferas;
  • Visitação das bodegas de guarda, entre elas, a centenária Casillero del Diablo, local que dá origem à lenda do vinho.

Mas todo tour termina onde? Na lojinha, claro! Os preços da loja eram ok, mas variavam. Algumas ofertas estavam melhores que as do mercado, outras não. No final, preferimos comprar no supermercado.

O Centro Turístico da vinícola Concha y Toro funciona de segunda a domingo, das 10:00h às 17:10 h (Exceto dia 1 de janeiro, Sexta-feira Santa, 1 de maio, 18 e 19 de setembro e 25 de dezembro. No dias 24 e 31 de dezembro os turistas são atendidos até às 14:00h).

Tem um post completo sobre tour que fizemos na Vinícola Concha y Toro com fotos e muitos outros detalhes. Vem saber de tudo aqui!

2ª Parada: Vinícola Santa Rita

A vinícola também fica localizada no Vale do Maipo, típica região produtora de vinhos, distante em torno de 40km da capital chilena. Seus produtos estão entre os mais consumidos no Chile e são exportados para mais de 80 países no mundo. A Santa Rita já recebeu o prêmio de “Winery of the Year” por 10 vezes consecutivas. Impressionante!

vinícola santa rita

Os maiores diferenciais da Santa Rita é que a visita vai além dos parreirais e simples degustações. A vinícola em si já faz parte da história do país de uma forma muito especial. Durante a visitação (que não pode ser filmada) mergulhamos de cabeça no conteúdo histórico que rodeia o casarão e toda propriedade da Santa Rita.

Bodegas

O ponto alto da visita é conhecer a bodega centenária Cal y Canto e a 120 Patriotas. A Bodega 120 Patriotas tem uma importância histórica e deu origem à um dos mais famosos vinhos da Santa Rita: o 120. Ficou assim conhecida porque foi lá que Doña Paula Jaraquemada, proprietária da fazenda à época, abrigou 120 oficiais do exército chileno que fugiam do exército espanhol, durante a guerra pela independência do Chile. Graças e ela, os soldados conseguiram abrigo, cuidados e alimentos permitindo com que voltassem “novos em folha” para a batalha.

Além disso, existem alguns tours super diferentes na Santa Rita, a depender de quanto tempo e dinheiro você esteja disposto a gastar. Entre as opções tem pic nic, passeios de bike e até mesmo uma opção onde você pode produzir o seu próprio vinho.

Museu Andino

Para deixar a experiência ainda mais completa, conheça o Museu Andino que traz aos visitantes informação, curiosidades e muita história. Um pouco sobre a cultura e evolução histórica do Chile, com exposição pré-colombina, que conta com mais de 1800 peças. E a melhor parte: é gratuito.

Tour Premium

Na visita à Vinícola Santa Rita, nós optamos por fazer o Tour Premium que promove um passeio completo pela propriedade histórica da vinícola:

  • Passeamos pelo Parque Centenário de propriedade da Vinícola percorrendo pomar, lago e jardins europeus;
  • Vimos uma autêntica árvore de onde é extraída a cortiça;
  • Visitamos uma Capela neogótica construída no século XIX;
  • Banhos romanos construídas também no final de 1800;
  • Conhecemos as adegas históricas Cal y Canto e 120 Patriotas;
  • Filme com a história dos 120 Patriotas;
  • O tour finaliza com uma degustação de três vinhos Ultra Premium harmonizados com queijos, biscoitos e frutas secas.

O tour tem duração média de 1h30. Os vinhos que experimentamos durante a degustação estão, sem dúvida, entre os melhores que já tomamos em toda nossa vida. Além disso, aprendemos muito sobre degustação, paladar e harmonização de vinhos. A “aula” é tão boa que você já sai de lá se sentindo o próprio especialista! hahaha. Aliás, aproveite o conhecimento parar tirar onda com os amigos depois.

A vinícola funciona de Terça a Domingo, das 10h às 18h.

É claro que tantos detalhes mereciam um post completo somente sobre a nossa visita à Santa Rita. Então, se você gostou, quer saber os outros tipos de tours disponíveis e ver mais fotos da incrível propriedade. Clique aqui.

Informações Úteis

A SnowTours foi nossa parceira nessa viagem a Santiago. Compartilhamos no relato nossa mais sincera opinião, todas as percepções e informações que conseguimos coletar dessa experiência. Então, esperamos que gostem!

SnowTours

Site Oficial: snowtours.cl

Endereço: Dardinac 13, Barrio Bellavista, Santiago, Chile.

Telefone: (+562) 2982 8200 ou (+569) 7997 3170.

E-mail: reservas@snowtours.cl

FacebookSnowToursChile

Instagram: @snowtours_chile

Concha y Toro

Site Oficial: conchaytoro.com

Facebook: Concha y Toro

Instagram: @conchaytoro

Santa Rita

Site Oficial: santarita.cl

Facebook: Santa Rita Wines

Instagram: @santaritawinesbr

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here