
Quando fechamos uma viagem para San Andrés sabemos (ou deveriamos saber rs) que existe uma taxa de turismo para entrar na ilha. O que muitas pessoas não sabem é quanto exatamente custa essa taxa, onde é possível pagar, em espécie ou cartão.
Recomendamos que guarde sua taxa de turismo dentro do passaporte. Dessa forma é quase impossível você perder esse documento.
Quanto custa a taxa de turismo de San Andrés?
O valor da taxa de turismo é de 105.000 pesos colombianos por pessoa. Valor referente a fevereiro/2018. Em conversão simples é algo em torno de U$ 40,00.
Esse valor deve ser pago somente uma vez portanto se vai a Cartagena, saindo de San Andrés, e volta ou a Providencia guarde o formulário comprovando o pagamento da taxa porque você passará pelo OCRE, órgão faz o controle a taxa de turismo.

Onde pago a taxa ?
A taxa é pago no momento do check-in para seu voo com destino a San Andrés. Se vai do RJ pela Latam você pagará no balcão da companhia ainda no galeão. Nesse caso é possível pagar em efetivo (dinheiro) ou cartão de crédito.
Nós fomos de WINGO, low cost que opera diversos voos no caribe e pagamos no balcão da cia aérea, ainda em Cartagena. Pagamos em dinheiro (pesos colombianos).
Por falar em Wingo, sempre consulte os preços dessa cia aérea pois normalmente tem os melhores valores par deslocamentos nessa região.
Quer saber como é voar pela Wingo? Clique aqui e confira tudo!
Já entrei em San Andrés, posso jogar fora o formulário?
Não faça isso. Ao preencher o formulário perceba que existe uma data de entrada e saída da ilha de San Andrés. Isso quer dizer que no dia que você embarcar com direção ao Brasil ou outro país será necessário apresentar a taxa ao OCRE para que deem “baixa no sistema”.
Vou a Providência. Como proceder?
Simples. Ao embarcar no voo ou catamarã para Providencia você terá que passar pelo OCRE para registro no sistema de sua taxa de turismo. Ao chegar em Providência o procedimento se repetirá.
Quando voltar a San Andrés, mais uma vez, terá que apresentar a taxa de turismo ao OCRE para registrar sua entrada na ilha. Os voos que chegam de Providência tem uma fila especial para o OCRE, fica do lado esquerdo da sala e sempre estão mais vazias.
Portanto perceba que a taxa de turismo é requisitada em vários momentos. Inclusive no check-in em nossa pousada também foi necessário apresenta-la. Portanto muito cuidado com esse documento. Sugerimos que guarde ou mantenha junto ao passaporte ou documento de identificação que esteja usando na viagem.
Nao deixe de incluir uma ida a Providencia em seu roteiro. Muitos deixam de ir a pequena ilha e não sabem que provavelmente estão perdendo a melhor chance de conhecer como era o caribe em 1920. Além disso, Cayo Cangrejo é um caso a parte.
Veja aqui nosso post completo sobre Providência.
Se quer saber como chegamos a Providência, leia agora a melhor opção de transporte até a ilhota caribenha.
É necessário apresentar o passaporte/identidade junto com a taxa de turismo?
Sim. O formulário da taxa de turismo fica vinculado ao número de seu passaporte ou identidade. Dessa forma tenha em mãos sempre seu documento de identificação para que o tramite correto seja feito. Nade de deixar o documento na mala em San Andrés enquanto vai visitar Providência. Ok?
Afinal, o que é o OCRE?
É a Oficina de Controle, Circulação e Residência. Ao desembarcar você sempre estará diante de umas cabines que parecem a imigração mas não é. Ali é onde fica o agente do OCRE, com a função de controlar e registrar sua tarjeta de turismo no sistema.
Essa dica foi util? Não deixe de compartilhar com as pessoas que você conhece.
Voces ficaram 1 dia em providência ? Deixaram as malas em San Andres e fizeram um bate volta ? Eu queria ficar uns dois dias lá e conhecer Santa catalina q é do lado. Só que, como tem restrições de bagagem no voo estou na dúvida sobre o que fazer, pois não quero ir de barco. Da pra levar a mala de 10kilos e uma mochila a bordo? Sugestões mesmo seria pagar uma diária em San Andres só pra poder deixar as coisas e aproveitar providência ? Desde de já muito obrigada pelas dicas .. são excelentes!!!
Oii, Camila! Obrigada pelo seu comentário e elogio. Significa muito pra nós!
Nós deixamos as malas grandes na pousada que estávamos hospedados. Você não precisa pagar uma diária só para guardar as malas se a sua pousada/hotel tiver serviço de guarda de bagagens. Como na nossa tinha essa possibilidade, nós fomos cada um com 1 mochila e levamos uma mala de mão comum (até 10kg). A mala nós tivemos que “despachar” porque não tem espaço no interior do avião (nossas mochilas foram embaixo dos assentos, mas não tem aquele bagageiro pra malas que costuma ter em aviões grandes).
Caso seu hotel ou pousada não tenha esse serviço, acredito que a única opção seja realmente pagar uma diária só para deixar as malas em San Andres.
Dormimos 1 noite em Providencia, mas conseguimos aproveitar bem quase dois dias – já que chegamos bem cedo no primeiro dia e fomos embora no último voo do segundo dia. Mas, se eu hoje pudesse escolher, teria ficado 2 noites para aproveitar Providencia com mais calma. Recomendo 1 noite para quem estiver com o roteiro apertado. Dá pra conhecer praticamente tudo!
Espero que tenhamos ajudado e que faça uma ótima viagem. Se pudermos colaborar com mais alguma coisa, é só chamar por aqui ou até mesmo lá no direct do nosso instagram (@dicadeturista).
Cuidado com o tempo que vai passar fora da ilha. Passamos 3 dias em Cartagena e depois voltamos para ilha San Andrés para passar 2 dias e tivemos que pagar a tarifa novamente. Um absurdo! Só porque iríamos ficar mais de 24 horas novamente na ilha para depois voltar ao Brasil. Isso ocorreu em fevereiro de 2019.
Ederbal, obrigada pelo seu comentário!
Nós chegamos por Cartagena e fomos embora por San Andrés. No nosso caso, apenas nos alertaram para cuidar do comprovante da taxa de turismo e apresentar sempre que pedissem. Além diso, fomos a Providência e voltamos para San Andrés sem problemas.
Importante sua colaboração aqui pra que outros viajantes saibam que o mesmo não se aplica saindo de San Andrés a Cartagena e retornando posteriormente a San Andrés, como foi seu caso.
Sabe dizer se quando saiu de San Andrés para Cartagena eles recolheram o seu comprovante da Taxa de Turismo no aeroporto? Ou ficou com você e eles simplesmente não aceitaram quando retornou?